Veja aqui o que foi assunto na semana de 2 a 8 de outubro.
O ranking dos assuntos mais comentados da semana na twittosfera brasileira reflete, não por acaso, o resultado dos percentuais de voto alcançados pelos 3 principais candidatos à Presidência da República no primeiro turno. Já na sexta-feira (1) que antecedeu a votação, o nome da candidata petista respondia por 3% do volume de tweets do mundo inteiro. No domingo (3), as menções atingiram outro pico na semana: agora de 2%. Ainda assim, os tweets falando de Dilma ainda foram mais numerosos do que as menções feitas a José Serra e a Marina Silva.
As ocorrências ao nome do candidato tucano no Twitter começaram a aumentar no instante em que o resultado das urnas definiu que haveria segundo turno. Imediatamente, apoiadores de Serra se puseram a comemorar e, sobretudo, a requisitar o apoio de Marina Silva, que ficou de fora da disputa eleitoral.
Mesmo não estando mais no páreo, Marina Silva seguiu entre as figuras mais citadas no Twitter brasileiro. Isso porque as referências ao seu nome deixaram de ser feitas apenas por militantes do Partido Verde e se espalharam para apoiadores de Serra e Dilma. Refletindo o cenário político entre as votações, os tuiteiros se dividem em três grupos: aqueles que esperam o apoio de Marina a Dilma, os que desejam a união da ex-ministra do meio ambiente a Serra e aqueles que a aconselham, por meio de tweets, a se manter neutra na disputa e aguardar por 2014.
O palhaço Tiririca foi o deputado federal eleito com a maior quantidade de votos no país. Vinculado ao PR, Tiririca somou 1.353.820 votos, mais que o dobro do segundo colocado na disputa pela Câmara por São Paulo, Gabriel Chalita, com 560.022 votos.
O recorde levantou polêmica entre os tuiteiros. Mas a discussão ficou ainda mais forte quando a Justiça Eleitoral de São Paulo recebeu denúncia do Ministério Público Eleitoral levantando a suspeita de que Tiririca não é plenamente alfabetizado.
Links relacionados
PR garante que Tiririca sabe ler e escrever
Confira os votos de todos os candidatos a deputado federal em São Paulo
Tiririca é o candidato a deputado federal mais votado do Brasil
Jon Bon Jovi apresentou-se em São Paulo na noite de quarta-feira (6), levou à loucura 68 mil pessoas no Estádio do Morumbi por quase três horas de show. Os sucessos do cantor acompanhado por sua banda, de Nova Jersey, matou a saudade de fãs que esperavam há 15 anos por uma nova apresentação no Brasil. O resultado de tanta expectativa e empolgação, é claro, se traduziu em uma enxurrada de fotos e comentários no Twitter.
Links relacionados
Bon Jovi lota Morumbi em quase três horas de show
A escolha dos próximos governantes mobilizou mesmo a twittosfera brasileira. Enquanto tuitavam os nomes dos candidatos em maior evidência, o pano de fundo – ou melhor, a hashtag de fundo – foi #eleicoes2010 em maioria. De acordo com o site de medição de tweets Trendistic, o auge do uso desta hashtag foi no entardecer do domingo, justamente no momento em que começava a apuração dos votos. Como brasileiro já é conhecido por tuitar enquanto assiste à TV, a ocorrência desta hashtag só reforça que o Twitter pode ser o reflexo dos temas de maior destaque em outros meios.
O astro teen já é assunto corriqueiro nos tweets das fãs brasileiras. Mas no último sábado ele ganhou um empurrãozinho do perfil humorístico fake @ChrisOfficial_, inspirado no protagonista do seriado Todo mundo odeia o Chris. Em um tweet inspirado no Trending Topic “Tiririca Morreu”, que foi destaque no sábado anterior ao primeiro turno, o tal “Chris” tuitou: “Se Tiririca Morreu, Restart é rock, Justin Bieber é hetero, Geisy Arruda é magra e Xuxa usa monange”. A mensagem recebeu mais de 90 retweets.
A ex-integrante do grupo RBD esteve no Brasil no último final de semana, quando gravou um programa de televisão com Hebe Camargo e com a banda pop mais badalada do momento, a Restart. Durante o programa, que foi ao ar na noite de segunda-feira (4), a cantora deu uma prévia do que vem sendo sua turnê pelo Brasil, que começou na quarta-feira (6) em Fortaleza e se estende por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre.
Links relacionados
Anahí e Restart "quebram tudo" em gravação com Hebe Camargo
A presença do cantor sertanejo na lista dos tópicos mais citados esta semana no Twitter brasileiro evidencia que, além de eleições, a comunidade tuiteira daqui tem uma boa parcela de adolescentes. No final da semana passada, Luan Santana recebeu o prêmio nas categorias “Melhor Cantor” e “Música do Ano” por “Meteoro da Paixão” no evento que celebrou os melhores do canal teen Nikelodeon. Além da repercussão da noite premiada, o cantor seguiu no alvo dos tweets em função de uma agenda de shows bastante concorrida, que inclui a abertura do rodeio de Paulínia, no interior de São paulo.
Apesar das conversas que “Marcelo” Tas estimula no Twitter e a despeito do segredo de Gerson, personagem de “Marcelo” Antony em Passione estarem provocando palpite em muita gente, foi outro “Marcelo” que se destacou essa semana no Twitter. Integrante do Casseta e Planeta, o humorista Marcelo Madureira foi o convidado do programa Manhattan Connection, pelo GNT.
Durante a participação, Marcelo Madureira disparou críticas ao governo Lula e ao próprio presidente, usando termos como “vagabundo, picareta e impostor”. O vídeo se espalhou pelo YouTube e os tuiteiros pró-Serra se empenharam em replicar nos microposts.