Veja aqui o que foi assunto na semana de 23 a 29 de outubro.
O pico de citações do nome da candidata foi no final da tarde da segunda-feira (25), quando saiu a pesquisa Vox Populi. O levantamento indicava 57% das intenções de voto para a petista e 43% para José Serra. Além das comemorações dos militantes, um tweet do Marcelo Tas ajudou a dar um empurrãozinho no nome dos presidenciáveis ao topo dos assuntos mais comentados na twittosfera. O jornalista e blogueiro do Terra relacionou a morte do polvo Paul, ocorrida na última terça-feira (26) à escolha entre Serra e Dilma no segundo turno. A mensagem foi muito retuitada.
Links relacionados
Vox Populi: Dilma chega a 57% dos votos válidos; Serra tem 43%
O momento em que mais houve menções ao presidenciável coincidiu com o pico registrado pela sua concorrente ao Planalto, no final da última segunda-feira (25). A divulgação da pesquisa Vox Populi apontava 57% das intenções de votos válidos para Dilma, enquanto Serra somava 43%. A diferença ao longo dos últimos sete dias foi sutil, mas suficiente para fazer com que o nome de Dilma aparecesse à frente de Serra também nos índices do Twitter.
Links relacionados
Vox Populi: Dilma chega a 57% dos votos válidos; Serra tem 43%
Se o tuitaço foi um dos traços mais fortes da campanha durante o primeiro turno, depois do dia três de outubro foram as hashtags que roubaram a cena. Mais do que palavras-chave para identificar um tweet, a militância mostrou-se organizada o suficiente para criar uma disputa pelos Trending Topics. Se o nome da candidata petista registrou o máximo de ocorrências no final da segunda-feira (25) em função da divulgação da pesquisa Vox Populi, o uso da hashtag que brincou com a inversão dos números se fortaleceu no momento do debate da TV Record.
Links relacionados
Em dia de debate, militantes disputam espaço no Twitter
A disputa eleitoral no Twitter apontou a hashtag #serra45 como a mais usada pelos tucanos durante a última semana. Assim como entre os petistas, a campanha para chegar aos Trending Topics não ficou em apenas uma hashtag. Mas como o Twitter reflete a agenda do noticiário e, em muitos casos, da televisão, foi no momento do debate da TV Record que a hashtag pró-Serra mais somou registros.
Links relacionados
Dilma e Serra participam de debate na Rede Record
O momento em que a hashtag #F1 foi mais forte no Twitter não podia ser outra: na madrugada de domingo (24), quando aconteceu o GP da Coreia do Sul. O alto índice de tweets neste momento – que chegou ao índice de 1,2% de tweets por hora em todo o mundo, calculado como alto pela ferramenta Trendistic – mostrou que tuiteiro de fé cria tendência até de madrugada, ao elevar o termo #F1 para a lista dos Trending Topics. Se tem brasileiro no pódium, o fuso horário pouco importa. Felipe Massa foi o terceiro colocado, atrás de Fernando Alonso e Lewis Hamilton.
Links relacionados
Forte chuva causa confusão e adia largada do GP da Coreia
Em pista desconhecida, pilotos abusam de "escapadas"
A quarta-feira (27) no Twitter foi marcada por mensagens de felicitações ao presidente Lula, por conta do seu aniversário de 65 anos. Em clima de campanha, o estrategista de mídias digitais de Dilma Rousseff e tuiteiro voraz, Marcelo Branco, estimulou o uso da hashtag, que só deixou o primeiro lugar dos Trending Topics brasileiros no início da tarde, quando chegou a notícia da morte do ex-presidente argentino, Néstor Kirchner.
Links relacionados
#Luladay chega ao topo do Twitter e faz campanha pró-Dilma
À primeira vista, a hashtag #BR45IL se mostra pró-Serra. A intenção dos militantes tuiteiros que a criaram certamente foi essa. Com um pico de ocorrências na quarta-feira (27), a expressão foi mais uma criação dos apoiadores tucanos na disputa pelos Trending Topics. De fato, #BR45IL ficou nos TT’s dos Brasil durante toda a quinta-feira (28). Embora uso sinalizasse mais tweets elogiosos a Serra, opositores também inseriram o jogo de letras e números que escrevem o nome do País em mensagens pró-Dilma.
Links relacionados
Militantes fazem disputa de hashtags com números de candidatos
Dia 28 de outubro é dia de São Judas Tadeu, do funcionário público e... #DiaDoFlamenguista. A data foi sancionada por César Maia, quando era prefeito da capital fluminense, em 2007. Apesar da situação complicada do Flamengo na tabela do Brasileirão, os torcedores reuniram-se para comemorar no Twitter. Quem puxou a animação foi o ex-zagueiro e ídolo rubronegro, Fábio Luciano, em seu perfil de microblog. Mais de 80 pessoas retuitaram a mensagem em homenagem à torcida flamenguista.
Links relacionados
vc repórter: flamenguistas organizam fogos para dia do clube
A expectativa pela gravação do DVD do cantor no dia 11 de dezembro, no Rio de Janeiro, já embala os fãs. Nesta semana em especial, o nome do ídolo ganhou um empurrãozinho na lista dos termos mais citados no Twitter brasileiro por conta do Sertanejo Pop Festival, evento que reuniu vários intérpretes do estilo que se consolidou como “sertanejo universitário”. Luan Santana abraçou a missão de encerrar o festival, que aconteceu no último final de semana (23 e 24 de outubro) no interior de São Paulo.
Links relacionados
Sertanejo Pop Festival mostra a força do estilo em São Paulo
Veja fotos do segundo dia do Sertanejo Pop Festival
A histeria das fãs pelo trio que chega ao Brasil semana que vem já começou. Ao menos no Twitter! Entre mensagens de expectativa pelo show e declarações de amor, tuiteiras preparam-se para as apresentações que os irmãos farão com Demi Lovato em São Paulo (06/11), no Rio de Janeiro (07/11) e em Porto Alegre (09/11).
Links relacionados
Antes do Brasil, Jonas Brothers enlouquece fãs na Costa Rica
Jonas Brothers faz show na Costa Rica