Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Instabilidade se afasta do RS e Sul do BR seca mais

Julho vai terminar com frente fria

26 jul 2017 - 23h05
Compartilhar
Exibir comentários

A recente passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil provocou chuva apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul. Entre 21 horas do dia 25 e 21 horas de 26 de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou quase 19 mm em Jaguarão e 15 mm em Santa Vitória do Palmar.

Mas estas nuvens começaram a se dissipar na noite desta quarta-feira e as imagens de satélite mostravam claramente o afastamento das áreas de instabilidade para o mar.

Foto: Climatempo

O afastamento e a dissipação da instabilidade no sul do Rio Grande do Sul estão associados com a intensificação do ar seco sobre a Região Sul. Esta grande massa de ar seco influencia quase todo Brasil, mas seu centro está se deslocando para a Região Sul e vai deixar o ar mais seco em todos os estados nos próximos dias.

Níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 30% já estão sendo observados nos três estados desde o começo da semana, mas podem baixar de 20% nos próximos dois dias.

Julho termina com frente fria

Esta massa de ar seco enfraquece só no domingo permitindo a entrada da instabilidade de uma frente fria no Rio Grande do Sul na segunda-feira, 31 de julho. Pode chover com moderada a forte intensidade no estado. A chuva desta frente fria se espalha sobre Santa Catarina e Paraná nos primeiros dias de agosto, mas não deve chover de forma generalizada e nem volumosa em todas as áreas.

Ciclone extratropical

A população do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina deve se preparar para a ventania de um novo ciclone extratropical no começo de agosto. Este sistema começa a atuar no dia 3 de agosto.

Frio e calor no Sul

A grande perda radiativa provocada pela atuação da massa de ar seco deixa a noite e o amanhecer frios na Região Sul. As regiões mais elevadas podem registrar temperaturas entre 0° e 5°C e esse frio facilita a formação de nevoeiro. Porém, com o sol forte por várias horas e sem ar polar intenso no continente, o ar esquenta rápido e faz calor à tarde. Até o domingo, a Região Sul terá grande amplitude térmica.

Foto: Climatempo
Foto: Rodrigo Nogueira, Curitiba/PR

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade