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Integração de marketplaces evolui para simplificar gestão do varejista

Com crescimento expressivo da modalidade durante a pandemia, avanços tecnológicos apoiam migração do varejo para o digital

24 jun 2021 - 09h54
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A pandemia acelerou a digitalização do varejo, provocando uma corrida pela presença digital por parte dos varejistas. Entre as ferramentas emergenciais para atrair o cliente on-line, a demanda por plataformas de e-commerce e marketplaces decolou no país. Puxado pelos mais de 13 milhões de brasileiros que fizeram sua primeira compra on-line em 2020, dados da Ebit/Nielsen apontam que o e-commerce chegou à marca história de R$ 87 bilhões em vendas no Brasil, um salto de 41% em comparação ao volume de 2019.

Foto: DINO / DINO

O maior crescimento do ano ficou por conta dos marketplaces. Em 2020, a modalidade movimentou R$ 73,2 bilhões em vendas, 52% a mais do que o ano passado. "Estamos vivendo a consolidação dessa ferramenta como canal de vendas para os consumidores, agora mais digitais do que nunca", explica Jean Klaumann, VP de Linx Digital, unidade de negócio dedicada ao varejo digital e sua integração com o físico da Linx, especialista em tecnologia para o varejo, com 45,6% de market share do setor de acordo com o IDC.

De acordo com o executivo, destacam-se entre os principais benefícios que ajudaram a popularizar a ferramenta: sanar gargalos do negócio, como o processo de entrega; potencial para capilarizar o negócio; e a geração de vendas. A exemplo, somente o Mercado Livre tem mais de 69,8 milhões de compradores cadastrados na América Latina. Porém, com o crescimento do uso da ferramenta, fazer uma boa gestão passou a ser diferencial estratégico entre os anunciantes. "Sabemos que muitos varejistas optaram por usar uma plataforma de marketplace, só que para se destacar e ter seu produto bem posicionado e anunciado rapidamente, os anunciantes passaram a procurar soluções integradas a grandes marketplaces, pois garantem padrões exigidos e oferecem suporte para ir além da entrega convencional", complementa Klaumann.

Para atender ao aquecimento da demanda por marketplaces e atrair mais clientes, o setor tem antecipado evoluções tecnológicas. A Linx aprimorou seu hub de marketplaces e conquistou o selo "Developer Partner Program" do Mercado Livre, líder em tecnologia e serviços financeiros na América Latina, que atesta os padrões de excelência exigidos pela plataforma para anúncio de produtos e controle de vendas. "Os varejistas estavam sobrecarregados, tentando se adaptar a essa nova dinâmica digital. Por isso, trabalhamos nossa plataforma junto ao Mercado Livre para simplificar o processo de lançamento dos produtos, com ferramentas de acesso fácil para a publicação de itens, gerenciamento de pedidos, criação de catálogos, tabelas de medidas e central de promoções, por exemplo", esclarece Klaumann.

Para o Mercado Livre, a certificação é uma forma de melhorar tanto a experiência dos vendedores que passarem a usar esses integradores, como a experiência para os compradores. "Ter empresas com excelência na integração minimiza problemas operacionais e nos ajuda a melhorar de forma massiva; parcerias como a da Linx nos ajudam a melhorar de forma escalável", finaliza Cesar Hiraoka, Diretor de Marketplace do Mercado Livre.

Com o ticket médio dos marketplaces subindo - de acordo com Ebit/Nielsen, a média em 2020 foi de R$ 493, 10% acima de 2019 -, a presença nessas plataformas se torna essencial para o varejista. Em busca da melhor experiência on-line, o mesmo levantamento aponta que 90% dos consumidores afirmaram que a experiência foi boa ou ótima. "Anunciar os produtos em marketplaces pode ser difícil para o varejista de primeira viagem. Por isso, é importante buscar soluções que simplifiquem o processo de anúncio, de publicação de fotos e, o mais importante, gestão pós-venda. Tudo isso impacta na atração e retenção do cliente. Com os marketplaces como aliados, o varejista pode potencializar muito sua venda on-line", finaliza o executivo da Linx.

Website: https://www.linx.com.br/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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