Irã culpa Israel por ataque a gasoduto
"A explosão das linhas de gás do país foram do feitio de Israel", afirmou o ministro Javad Owji, nesta quarta-feira (21)
O Irã acusou Israel de orquestrar dois ataques a gasodutos, na semana passada, que romperam o suprimento do combustível para diversas províncias, afetando as atividades domésticas de milhões de iranianos.
"A explosão das linhas de gás do país foram do feitio de Israel", afirmou o ministro Javad Owji, nesta quarta-feira (21). "O plano do inimigo era interromper completamente o fluxo de gás no inverno para diversas cidades e províncias em nosso país". A acusação aumenta a tensão entre os dois países, em meio ao confronto de Israel com o Hamas, em Gaza.
O sistema norte-sul de gasodutos sofreu duas explosões no último dia 14, nas províncias de Chaharmahal e Bakhtiari. Os canos percorrem quase 1.300 km e vão de Asaluyeh até as cidades perto do mar Cáspio. Owji as descreveu, primeiramente, como "ataques terroristas ou sabotagem". Israel não assumiu nenhuma autoria do ataque e se recusou a comentar o ocorrido. Segundo divulgações, não houve nenhum ferido.
O ministro Owji comparou o caso com a série de ataques anônimos a gasodutos do Irã em 2011. Israel possui um histórico de interferências nas atividades militares e nucleares do país. Em dezembro de 2023, o governo iraniano acusou um grupo hacker, supostamente ligado a Israel, de protagonizar um ataque cibernético que afetou cerca de 70% dos postos de gasolina.
🇮🇷🇮🇱ISRAEL ACCUSED OF SABOTAGING IRAN'S GAS PIPELINES
The attacks on two major natural gas pipelines in Iran were carried out by Israel, according to claims made by the IRGC and two Western officials.
Iran's oil minister: "The enemy's plan was to completely disrupt the flow of… https://t.co/UxUQOfTfLl pic.twitter.com/HRprVTqj66
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) February 17, 2024