PUBLICIDADE

Irwin e Hilary continuam bailando no Pacífico Leste

As tempestades tropicais pode se fundir nos próximos dias

28 jul 2017 - 22h17
Compartilhar
Exibir comentários

Os ex-furacões, e agora tempestades tropicais Irwin e Hilary, continuavam bailando na sexta-feira, 28, sobre águas do oceano Pacífico Leste, ao largo da costa oeste do México. Mas Irwin passou o dia quase parado, enquanto Hilary o rodeava no sentido anti-horário.

A dança das tempestades tropicais pode ser observada nesta animação de imagens do satélite GOES-16, entre 20 horas do dia 27 e 20 horas do dia 28 de julho, pelo horário de Brasília. Irwin aparece à esquerda e Hilary à direita, mas se movimentando acima de Irwin.

Foto: Climatempo

Na tarde de 28 de julho de 2017, os poderosos "olhos" do GOES-16 capturam uma belíssima imagem das tempestades tropicais Hilary e Irwin. Esta imagem preparada pela NOAA, dos Estados Unidos, foi feita com o canal de vapor de água de nível inferior, que é usado para monitorar o vapor de água disponível na média troposfera. As cores em tons marrons indicam áreas onde o ar está seco, com pouca umidade. Os tons de azul e verde indicam regiões onde os níveis de vapor de água estão altos.

Mas há algo especial nesta imagem. Na porção direita das bandas de nuvens de Irwin é possível ver o efeito de ondas de gravidade, que formam ruas de nuvens paralelas, alinhadas.

 

Foto: Climatempo

Veja no zoom apenas de Irwin.

 

Foto: Climatempo

No boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) das 21 horas (Brasília) de 28/7/17, os ventos constantes de Irwin estavam em 95 km/h e a pressão atmosférica mínima em seu centro era de 998 hPa. Hilary tinha ventos constantes de 100 km/h e a pressão atmosférica mínima em seu centro era de 996 hPa.

São duas tempestades quase iguais e que não estão tendo influência no continente, pois estão bastante afastadas em alto-mar. Mas o mar fica muito agitado na grande área oceânica onde as duas tempestades atuam.

Hilary e Irwin podem se fundir numa única tempestade nos próximos dias. A interação entre dois ciclones é conhecida como efeito Fujiwhara.

Entenda como se forma um furacão e muito mais

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade