John Romita Sr: Morre artista da Marvel que criou Mary Jane, de 'Homem-Aranha', e Wolverine
Informação foi confirmada pelo filho, o também quadrinista John Romita Jr., nas redes sociais; causa da morte não foi divulgada
Morreu aos 93 anos o quadrinista John Romita Sr., da Marvel, um dos mais importantes para a história dos quadrinhos. A confirmação veio através de uma publicação do filho, o também quadrinista John Romita Jr., no Twitter nesta quarta-feira, 14. A causa da morte não foi divulgada.
"Digo com o coração pesado que meu pai faleceu enquanto dormia", escreveu. "Ele é uma lenda no mundo da arte e seria uma honra seguir seus passos. [...] Ele foi o maior homem que já conheci", completou.
Conforme informações do site oficial da Marvel, o trabalho de Romita no primeiro volume de Homem-Aranha contribuiu para que o quadrinho se tornasse um clássico. O artista ajudou na criação de Rinoceronte, um dos vilões de Homem-Aranha, e também de Mary Jane, o interesse romântico do herói.
Segundo a BBC, Romita começou a ganhar reconhecimento enquanto trabalhava nas companhias Timely Comics e National Comics, que, mais tarde, se tornariam a Marvel e a DC. Ele se tornaria diretor de arte da Marvel nos anos 1970 e contribuiria para a criação também de Wolverine. O personagem apareceu, pela primeira vez, em um quadrinho de O Incrível Hulk.
O artista se aposentou em 1996, mas continuou contribuindo para trabalhos ligados ao Homem-Aranha e também foi responsável por uma capa do Super-Homem para a DC. Ele deixa a esposa, Virginia, e dois filhos, John Romita Jr. e Victor.
I say this with a heavy heart, My father passed away peacefully in his sleep. He is a legend in the art world and it would be my honor to follow in his footsteps. Please keep your thoughts and condolences here out of respect for my family.
He was the greatest man I ever met. pic.twitter.com/Pe2K3ywbWX
— John Romita JR (@JrRomita) June 14, 2023
*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais