PUBLICIDADE

Justiça anuncia medidas de combate às drogas com enfoque na educação

Iniciativas visam proteger comunidades vulneráveis, segundo Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública

26 jun 2024 - 14h51
(atualizado às 14h57)
Compartilhar
Exibir comentários

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou um conjunto de medidas de combate às drogas, com um forte enfoque na educação. As ações, divulgadas em um evento no Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, incluem campanhas educativas, programas de prevenção nas escolas e apoio a famílias.

Ricardo Lewandowski comanda o Ministério da Justiça e Segurança Pública
Ricardo Lewandowski comanda o Ministério da Justiça e Segurança Pública
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil / Perfil Brasil

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os riscos do uso de entorpecentes e reduzir a demanda por drogas, especialmente entre os jovens.

Entre as iniciativas, destaca-se a parceria com o Ministério da Educação para integrar conteúdos sobre prevenção ao uso de drogas nos currículos escolares. A proposta visa fornecer informações corretas e promover habilidades de vida que ajudem os jovens a tomar decisões saudáveis e evitar o uso de substâncias ilícitas.

Além disso, serão ampliados os programas de capacitação para profissionais da educação e saúde, com o intuito de identificar e orientar jovens em situação de risco. As famílias também receberão suporte através de ações de orientação e aconselhamento.

O secretário Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, André Luis de Almeida Mendonça, enfatizou que a educação é uma ferramenta fundamental para combater o problema das drogas. Ele ressaltou que as medidas propostas são baseadas em evidências científicas e experiências bem-sucedidas em outros países.

O plano também inclui o fortalecimento da cooperação internacional para combater o tráfico de drogas, com troca de informações e experiências entre os países. Outra estratégia é o aumento da fiscalização e repressão ao tráfico nas fronteiras, com investimentos em tecnologia e treinamento das forças de segurança.

Essas ações são parte de um esforço integrado do governo federal para enfrentar o problema das drogas de forma abrangente e eficiente, priorizando a prevenção e o apoio às comunidades afetadas.

* Matéria publicada com informações da Agência Brasil.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade