Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Testamento de Olavo de Carvalho exclui filha ex-filiada do PT

Heloísa de Carvalho, filha do teórico, que morreu em 2022, foi a única entre os 8 descendentes a não ser beneficiada na herança

22 mai 2024 - 17h39
(atualizado às 17h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Juíza seguidora de Olavo de Carvalho teve redes derrubadas por decisão do CNJ
Juíza seguidora de Olavo de Carvalho teve redes derrubadas por decisão do CNJ
Foto: Estadão / Estadão

O teórico e escritor Olavo de Carvalho deixou duas propriedades nos Estados Unidos, direitos autorais e uma série de beneficiários em seu testamento. No entanto, o documento, assinado em 2018 no estado da Virgínia, EUA, excluiu uma de suas filhas, Heloísa de Carvalho, conhecida por ter um posicionamento político contrário ao do pai. As informações são do jornal O Globo. 

"Olavo Luiz Pimentel de Carvalho, residente na Cidade de North Dinwiddie, Condado de Dinwiddie, Estado da Virgínia, estando em pleno uso de minhas faculdades mentais, não agindo sob coação ou influência indevida, e compreendendo plenamente a natureza e a extensão de todos os meus bens e desta disposição dos mesmos, faço, publico e declaro este documento como meu Último Testamento e revogo qualquer outro testamento e codicilos anteriormente feitos por mim", diz o início do documento em inglês.

De um total de 8 filhos, Heloísa é a única ausente no testamento. Ela ficou conhecida por ter sido filiada ao Partido dos Trabalhadores, o que resultou em uma relação conturbada com o pai. 

Em 2017, por exemplo, Olavo apresentou uma queixa-crime contra Heloísa, acusando-a de integrar uma organização criminosa apoiada por partidos de esquerda com o objetivo de destruir sua reputação. No entanto, o caso foi arquivado. Posteriormente, Olavo processou a filha por calúnia e difamação após a publicação de uma carta, em que Heloísa compartilhava parte da infância dela e dos irmãos, período marcado pela ausência do pai.

"Que Deus perdoe ele de todas as maldades que cometeu", escreveu Heloísa ao compartilhar a nota de falecimento de Olavo em 2022.  Poucos dias após a morte, a filha afirmou ainda que utilizaria o espólio paterno para esmiuçar as finanças do pai e "descobrir se empresários financiavam a máquina de ódio e fake news" de Olavo.

Por outro lado, Roxane de Carvalho, última companheira de Olavo com quem o escritor mantinha união estável, ficou com as duas residências nos Estados Unidos, uma em Petersburg e outra em Noth Dinwiddie, ambas na Virginia. Além disso, ela também foi beneficiada com 30% dos direitos autorais sobre as obras do escritor. 

Já Leilah e Pedro Luiz de Carvalho, filhos da união de Olavo com Roxane, asseguraram fatias maiores em comparação aos demais irmãos. Além dos percentuais sobre as residências, cada um tem direito a 20% dos direitos autorais.

Os outros filhos são contemplados com partes das possíveis receitas geradas pelas produções intelectuais de Olavo: Maria Inês (0,5%), Luiz (0,3%), Davi (0,3%), Tales (0,3%) e Percival (0,3%). Além disso, 0,3% dos direitos autorais também foram designados para Luiz Paulo de Carvalho, irmão de Olavo. 

Quem é Heloísa de Carvalho

Filiada ao PT desde 2021, Heloísa se desligou da sigla em 2023. Na ocasião, ela revelou que foi vítima de agressão física por parte da secretária de comunicação do partido,  Adriana Carvalho, em Atibaia, São Paulo.

No período após o falecimento do pai, Heloísa disse que a causa da morte foi a Covid-19, doença cuja gravidade Olavo negava. "Que Deus perdoe ele de todas as maldades que cometeu", escreveu ela ao compartilhar a nota de falecimento do pai.

Em 2023, ela entrou com uma ação na qual solicita a abertura do inventário do pai e o direito de ser a inventariante de seus bens e produções intelectuais. Atualmente, o caso aguarda decisão.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade