Leilão para concessão do Cais Mauá em Porto Alegre acontece nesta terça-feira
Parceria público-privada prevê revitalização e investimentos na histórica área à beira do Guaíba
Nesta terça-feira (6), às 10h, o leilão para a concessão do Cais Mauá, um dos ícones de Porto Alegre, à iniciativa privada será realizado na B3, em São Paulo, com a presença do governador Eduardo Leite.
O governo gaúcho anunciou que há um consórcio interessado na concessão, que terá uma duração de 30 anos, com investimentos estimados em R$ 353,3 milhões para a revitalização e melhoria do local.
A proposta da parceria público-privada visa promover o desenvolvimento sustentável e revitalizar o vínculo histórico do Cais Mauá com o Rio Guaíba, destacou o governo.
O trecho a ser concedido compreende desde a Usina do Gasômetro até a estação rodoviária, abrangendo uma extensão de três quilômetros e uma área de 181,2 mil metros quadrados. O vencedor da licitação assumirá o compromisso de reestruturar o patrimônio histórico, incluindo armazéns tombados e o pórtico central, além de revitalizar as docas nos primeiros cinco anos da concessão.
No total, são 12 armazéns e três docas, com a possibilidade de utilização para projetos residenciais ou corporativos. O acesso gratuito para pedestres ao cais estará garantido, e não será permitida a cobrança de entrada. Outros detalhes serão divulgados após o leilão.