Leniel Borel é eleito vereador no RJ; relembre a tragédia que marcou sua família
Ele é pai de Henry Borel, de 4 anos, que morreu em março de 2021. A criança estava no apartamento onde morava com a mãe, Monique Medeiros, e o padrasto, o ex-vereador, Jairo Souza Santos, o Jairinho
Leniel Borel (PP), pai do menino Henry Borel, conquistou uma das vagas para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro na eleição para vereador deste domingo (6). Ele foi o oitavo candidato mais votado na disputa, recebendo 34.359 votos, o que representa 1,13% do total. Além disso, Leniel foi o candidato mais votado de seu partido.
Formado em engenharia, Leniel ganhou destaque após a morte trágica de seu filho, Henry Borel, e se engajou na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Sua trajetória como ativista foi um fator relevante em sua campanha eleitoral.
Ver essa foto no Instagram
A morte do filho de Leniel Borel
Henry Borel, de apenas 4 anos, morreu em março de 2021, no Rio de Janeiro. O filho de Leniel Borel estava no apartamento da mãe, Monique Medeiros, e do padrasto, o ex-vereador Jairo Souza Santos, conhecido como Jairinho, quando foi levado ao hospital com diversos ferimentos. Segundo a equipe médica, Henry já chegou sem vida à unidade.
As investigações conduzidas pela Polícia Civil apontam que a criança foi vítima de agressões cometidas por Jairinho, com a conivência de Monique. Um laudo revelou 23 lesões provocadas por "ação violenta" no corpo do menino. Até o momento, tanto Monique quanto Jairinho ainda aguardam julgamento.
A comoção em torno do caso resultou na criação da Lei Henry Borel, sancionada em 2022, que endureceu as penas para crimes contra menores de idade.