Líder do governo na Câmara afirma que desmarcou reunião de Haddad com Lira
"Vim aqui informar para ele [Haddad] as razões que levaram a suspensão", declarou, em entrevista coletiva
O líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que solicitou o adiamento da reunião entre Fernando Haddad e líderes partidários, incluindo o presidente da Câmara, Arthur Lira, marcada para às 16:30.
"Vim aqui informar para ele [Haddad] as razões que levaram a suspensão", declarou, em entrevista coletiva. Guimarães também afirmou que remarcaram o encontro para depois do Carnaval. "Muitos líderes já estão viajando". O adiamento vem logo após Lira criticar medidas unilaterais do Poder Executivo, como a definição das cotas orçamentárias. Guimarães reforçou que ambos eventos não se relacionam.
Entrevista coletiva após a reunião com Ministro Fernando Haddad na Fazenda.
Assista: pic.twitter.com/qyezFvXoRA
— José Guimarães (@guimaraes13PT) February 6, 2024
Lira x Haddad
Na última segunda-feira (5), houve a abertura do ano do Poder Legislativo. Durante a solenidade, na Câmara dos Deputados, o chefe do Poder, Arthur Lira, teceu críticas principalmente à Lei Orçamentária Anual de 2024, apresentada por Haddad. "O Orçamento da União pertence a todos e todas e não apenas ao Executivo. Se assim fosse, a constituição não determinaria a necessária participação do poder Legislativo em sua confecção e final aprovação", mencionando que os deputados não são apenas "carimbadores".
Vale lembrar que o presidente Lula vetou o aumento nas emendas parlamentares de comissão para 2024 em R$ 5,6 bilhões.
Fontes disseram ao g1 que, após as falas, "não haveria clima" para uma reunião. O agravante foi que o presidente da Câmara não teria recebido um convite oficial para o encontro.
Ao receber questionamentos sobre o ocorrido, Haddad minimizou a tensão e disse "está tudo bem, vai dar tudo bem". O ministro também confirmou que a reunião teria sido desmarcada mediante pedido de José Guimarães.