Lincoln Gakiya: saiba mais sobre o promotor de SP que era alvo de facção criminosa
O promotor faz parte do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo) de Presidente Prudente, no interior de SP e, há 18 anos, investiga grupos criminosos do estado.
O promotor de Justiça Lincoln Gakiya era um dos alvos da facção criminosa que planejava matar e sequestrar autoridades. Lincoln investiga o Primeiro Comando da Capital, facção que atua dentro e fora dos presídios brasileiros e internacionalmente, desde o começo dos anos 2000.
De acordo com Gakiya, o plano da facção incluía, além de sua morte, o assassinato do ex-juiz e atual senador Sergio Moro. O promotor explica que o plano foi identificado por meio de um depoimento colhido de uma testemunha em investigações no final de janeiro.
Nas redes sociais, políticos e autoridades comentaram as ameaças.
- Em 2002 Celso Daniel, em 2018 Jair Bolsonaro e agora Sérgio Moro. Tudo não pode ser só coincidência. O Poder absoluto a qualquer preço sempre foi o objetivo da esquerda.
-Nossa solidariedade a Sérgio Moro, Lincoln Gakiya e famíliares. A CPMI assombra os inimigos da democracia.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 22, 2023
Presto minhas solidariedades ao senador Sergio Moro e ao promotor Lincoln Gakiya, que estavam entre os alvos de um grupo criminoso que planejava sequestrar e assassinar autoridades públicas.
Parabenizo as autoridades policiais que evitaram com sucesso estes atentados e…
— João Amoêdo (@joaodamoedo) March 22, 2023
Minha solidariedade e apoio ao @SF_Moro sua família e ao Promotor Lincoln Gakiya. Poucos tem a coragem e a disposição de enfrentar o crime pra valer. Fiquem firmes
Dura realidade🇧🇷
PF descobre plano do PCC para matar Sergio Moro e promotor Lincoln Gakiya https://t.co/nw8X3Jc6sp
— Vinicius Poit (@ViniciusPoit) March 22, 2023