Litoral norte gaúcho entre as melhores conexões de internet móvel no Brasil
Capão da Canoa e Imbé estão no Top 5 de cidades com melhor rede móvel do País, segundo o Índice de Progresso Social
O Litoral Norte do Rio Grande do Sul tem dois municípios entre as cinco melhores redes móveis de internet no Brasil. Capão da Canoa, com uma pontuação de 88,69, e Imbé, com 88,77, ficaram em quinto e quarto lugares, respectivamente, no ranking de conectividade móvel elaborado pelo Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil).
O topo da lista é liderado por Armação de Búzios (RJ), com a melhor pontuação nacional, 91,02, seguida por Roseira (SP), com 90,85. Esses dados são baseados em critérios que avaliam a capacidade da rede de banda larga em manter a qualidade de entrega de dados.
Segundo o coordenador do IPS Brasil, Beto Veríssimo, a análise leva em consideração critérios adaptados à realidade nacional, não comparáveis a padrões internacionais. O IPS Brasil foi desenvolvido em parceria com instituições como Universidade Harvard e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).
Regiões com Baixa Qualidade de Internet Sofrem com Limitações Econômicas
No extremo oposto do ranking, a Amazônia Legal e o Nordeste apresentam os piores resultados. Uiramutã (RR) teve a nota mais baixa, 12,39, seguido por Santa Terezinha (MT), com 13,26, e Vereda (BA), com 14,58.
A análise sugere que a qualidade da internet reflete o progresso social de uma região e pode ser um fator essencial para o desenvolvimento econômico. Em áreas com conectividade limitada, há menos acesso a serviços bancários, informações e outras ferramentas, restringindo o crescimento da economia local.
Entre os 5.570 municípios avaliados, apenas 84 alcançaram nota superior a 80, enquanto a média nacional foi 69,77. Mais de mil cidades receberam avaliação abaixo de 51 pontos.