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Logística emergencial aérea pode tirar empresas do sufoco

O transporte de cargas pelo modal aéreo teve um crescimento no primeiro semestre de 2024. De acordo com o especialista da Prestex, entre os produtos mais transportados no Brasil estão os do segmento automotivo, farmacêutico, alimentício, maquinário e eletrônico.

22 ago 2024 - 17h51
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Segundo dados divulgados pela Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA), no primeiro semestre de 2024 houve um aumento de demanda no mercado global de 13,4% pelo transporte de carga via modal aéreo, quando comparado ao mesmo período de 2023.

Foto: Divulgação/Logistics Trends / DINO

Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também apontam um crescimento constante no modal. De janeiro a junho deste ano foram movimentadas 658,9 mil ton. de cargas, 7,5% a mais do que foi registrado no primeiro semestre de 2023. 

Para tirar dúvidas sobre o transporte de cargas pelo modal aéreo e explicar as diferenças da logística emergencial e convencional, o especialista no setor Marcelo Zeferino, CCO da Prestex, há 22 anos no mercado de logística emergencial B2B, responde algumas perguntas:

Quais são os fatores que levaram a esta crescente demanda no transporte aéreo de cargas?

Marcelo Zeferino: A pressão do consumidor final por prazos cada vez mais agressivos é constante, influenciando toda a cadeia produtiva. A emergencialidade de cinco anos atrás é a rotina de hoje, na qual cada segundo conta muito neste mercado competitivo e globalizado em que vivemos. Mesmo com custos mais elevados, quando comparado a outros modais, o aéreo tem grande destaque nessa agilidade, desempenhando um papel crucial em muitos países e no Brasil, devido à sua vasta dimensão territorial, economia diversificada e complexa infraestrutura.

O que diferencia a logística emergencial B2B da logística convencional?

Marcelo Zeferino: O transporte de carga emergencial e o transporte de carga convencional para empresas diferem significativamente em sua natureza e propósito. O transporte convencional envolve o movimento regular e planejado de mercadorias para atender à demanda previsível do mercado, seguindo rotas e cronogramas estabelecidos. Já o transporte de carga emergencial para empresas é caracterizado pela urgência e necessidade imediata de entrega, geralmente em resposta a uma imprevisibilidade como uma demanda inesperada, uma parada de produção, quebras de máquinas, até um desastre natural ou emergência na área de saúde. Requer uma resposta rápida e flexível, frequentemente utilizando rotas alternativas e alta performance, para garantir que suprimentos críticos como alimentos, água, medicamentos e maquinários cheguem rapidamente ao destino.

Quais são os setores ou indústrias que mais demandam serviços de logística emergencial B2B? 

Marcelo Zeferino: Setores de alta complexidade produtiva tendem a ser os principais usuários da logística emergencial. Por exemplo, os setores automotivo, farmacêutico e agro. A indústria da transformação, como um todo, exige muito de sua cadeia logística e qualquer alteração no mix produtivo ou na disponibilidade de matéria prima, demanda uma logística emergencial.

Quais as principais vantagens de utilizar o modal aéreo para logística emergencial no transporte de cargas das empresas?

Marcelo Zeferino: O modal aéreo é ideal para cargas de alto valor agregado e baixo volume, cujos os custos mais elevados de transporte podem ser compensados pela rapidez e eficiência na entrega. A velocidade do transporte aéreo permite a implementação eficiente de estratégias como o just in time, na qual a entrega de materiais e produtos pode ser sincronizada exatamente com a demanda, reduzindo assim os custos de armazenamento e mantendo níveis mais baixos de estoque. O modal aéreo também é considerado o mais seguro em termos de controle de carga e monitoramento contínuo durante todo o processo de transporte. As cargas são geralmente rastreadas de perto e há menos chances de danos ou perdas em comparação com outros modais. Permite também acesso a áreas geograficamente desafiadoras ou remotas, onde outros modais podem ser menos práticos ou não estarem disponíveis.

A logística emergencial utiliza exclusivamente o modal aéreo?

Marcelo Zeferino: Prioritariamente o modal aéreo, mas outros modais também são utilizados de acordo com as circunstâncias da emergencialidade e das condições logísticas disponíveis. Para longas distâncias, sem sombra de dúvidas, o modal aéreo é a melhor opção. Em curtas e médias distâncias, há a possibilidade de utilizar o rodoaéreo para acessar horários específicos de cada demanda. Quando se trata de emergencialidade, não podemos descartar nenhum modal.

Como é o custo-benefício da logística emergencial B2B e em qual situação é mais utilizada?

Marcelo Zeferino: Vamos imaginar uma linha de montagem industrial, cujo custo produtivo seja alto. Uma máquina quebra e o parafuso necessário para ela voltar a funcionar, encontra-se do outro lado do Brasil, custando R$100,00. Neste caso, o valor da mercadoria é irrisório comparado aos prejuízos da produção parada. O investimento na logística emergencial é fundamental nestes casos para manter a indústria operante.

Quais tecnologias estão sendo implementadas na logística emergencial para melhorar a eficiência?

Marcelo Zeferino: A logística tem uma alta capacidade de gerar dados durante sua operação, saber aproveitá-los, agregando as novas tecnologias pode ser decisivo para uma logística assertiva. Por exemplo, a Prestex realiza uma análise preditiva das demandas recorrentes dos clientes, a fim de migrar a logística emergencial para uma logística de alta performance. A empresa desenvolveu sistemas de gerenciamento atrelados à Inteligência Artificial que apontam eventuais gaps ou rupturas de processos na rotina dos clientes, facilitando a tomada de decisão.  

A demanda crescente pela logística aérea no transporte de cargas, muitas vezes emergencial, tem refletido no crescimento das operadoras de logística como a Prestex? 

Marcelo Zeferino: Com certeza! Um exemplo é o crescimento das contratações. A Prestex, somente neste ano, teve um incremento de 87% nas contratações de colaboradores em relação a 2023, e a empresa ainda está com vagas abertas, assim como muitos operadores logísticos. Outros dados que refletem o bom momento do setor é o aumento de 33,5% no volume de cargas transportadas pela Prestex e 38,7% no peso taxado (que é a base para o cálculo do frete). Em 2024, a empresa segue com o SLA (índice de entregas no prazo) acima de 99%.

Website: http://www.prestex.com.br

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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