Lula concede medalha do mérito da saúde para Janja, Xuxa e Daiane dos Santos
A medalha de mérito Oswaldo Cruz é destinada a pessoas e entidades que contribuíram de alguma forma com a saúde dos brasileiros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu a medalha do mérito Oswaldo Cruz, na categoria ouro, para 22 autoridades, personalidades e também para dez associações. Os decretos com as homenagens foram publicados na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial da União (DOU).
Medalha do mérito
A primeira-dama Rosangela Lula da Silva (Janja), a ex-ginasta Daiane dos Santos, a apresentadora de TV Xuxa Meneghel e políticos estão entre os homenageados, além de profissionais de saúde, como o biólogo Atila Iamarino, que também é doutor em microbiologia e pesquisador brasileiro.
A medalha de mérito Oswaldo Cruz é destinada a pessoas e entidades que contribuíram de alguma forma com a saúde dos brasileiros.
Apenas a primeira-dama e a empresária Luiza Trajano, que comanda a rede de lojas Magazine Luiza, não tiveram a especificação no decreto sobre a contribuição que tiveram para a saúde ou cargo ocupado relacionado ao tema.
A medalha foi criada em 1970, com o nome do cientista, médico, sanitarista e fundador da saúde pública brasileira Oswaldo Cruz. A condecoração é dividida em três graus: ouro, prata e bronze.
Confira as associações e entidades homenageadas:
- Agência de Notícias das Favelas (ANF);
- Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco);
- Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn);
- Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs);
- Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);
- Instituto Todos pela Saúde (ITpS);
- Organização Panamericana da Saúde (Opas);
- Rotary Club;
- Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP);
- Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Ver essa foto no Instagram