Mais de 10 marcas de azeite de oliva têm venda proibida; veja a lista
Após análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, os produtos foram reprovados por não atenderem aos padrões de qualidade exigidos pela legislação
Em mais um alerta aos consumidores, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta quinta-feira (3) uma lista com 11 marcas de azeite de oliva consideradas impróprias para o consumo. Após análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, os produtos foram reprovados por não atenderem aos padrões de qualidade exigidos pela legislação.
A fraude foi ainda mais evidente após a constatação de que as empresas responsáveis por esses azeites possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) baixado, ou seja, estão inativas junto à Receita Federal.
As marcas em questão são:
É importante ressaltar que duas dessas marcas, Serrano e Cordilheira, já haviam sido proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em investigações anteriores.
O Ministério da Agricultura alerta que as investigações continuam em andamento e que novas listas com outras marcas de azeite de oliva podem ser divulgadas nos próximos dias.