Mais de 100 animais marinhos são encontrados mortos no Litoral Gaúcho
A orientação é que os banhistas evitem o contato com os animais mortos.
A Defesa Civil de Rio Grande, no Litoral Sul do Estado, encontrou mais de uma centena de animais marinhos mortos, neste fim de semana, durante uma vistoria que percorreu, no sábado (25), mais de 150 quilômetros entre Rio Grande e o Farol do Albardão e, no Domingo (26), mais 70 quilômetros, dando continuidade até o Chuí.
Em apenas um dos dias da vistoria, foram localizados 68 toninhas (espécie de golfinho), 38 tartarugas, 12 leões-marinhos, três baleias, 14 aves e centenas de peixes.
Para as baleias e peixes, há suspeitas de morte por causas naturais, já que a ressaca marítima costuma levar esses animais à praia, resultando em encalhes frequentes.
No entanto, em relação aos leões-marinhos, tartarugas e toninhas, uma das possíveis hipóteses apontadas é a ligação com o surto de gripe aviária que afeta a costa gaúcha, admitido por Rudimar Cruz Machado, responsável pela Defesa Civil Municipal de Rio Grande e líder da expedição do fim de semana.
A orientação é que os banhistas evitem o contato com os animais mortos. Equipes especializadas são encarregadas da remoção para prevenir possíveis contaminações pelo vírus.