Mais de 20 bairros devem ficar sem água nesta semana em Porto Alegre
Desabastecimento será causado por conta de uma manutenção programada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae)
Nesta quarta-feira (27), o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Moinhos de Vento, em Porto Alegre, será temporariamente desligado para uma manutenção programada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A intervenção visa preparar o sistema para o aumento na demanda durante o verão e envolve a limpeza dos mecanismos de sucção da Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab).
A interrupção das atividades da Ebab, responsável pela captação de água do Guaíba, também afetará a Estação de Tratamento de Água (ETA) e as Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats), que deixarão de operar quando os reservatórios atingirem o nível mínimo. Com isso, até 21 bairros da cidade podem enfrentar períodos de desabastecimento.
A manutenção da Ebab Moinhos de Vento está prevista para ser concluída no início da noite de quarta, com o fornecimento de água sendo retomado gradualmente assim que o tratamento e o bombeamento forem restabelecidos.
Obras no bairro Petrópolis
Também na quarta-feira, a partir das 9h, o Dmae realizará o entroncamento de duas adutoras de grande porte (600 mm) nas ruas Felipe de Oliveira e Souza Doca, no bairro Petrópolis. Este trabalho integra as obras de interligação dos sistemas de abastecimento de água dos bairros Menino Deus e Moinhos de Vento, com o objetivo de reforçar a capacidade de fornecimento para o verão. A área impactada por esse serviço já está dentro da região afetada pelo desligamento da Ebab.
Os bairros potencialmente impactados pelo desligamento do sistema são:
Retorno do abastecimento
Após manutenções mais longas, é possível que a água apresente alteração na cor ou no sabor devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde, presentes nas tubulações. Caso essas alterações persistam, os moradores podem solicitar a lavagem da rede ou do ramal domiciliar pelo telefone 156, opção 2. O Dmae recomenda que os moradores se antecipem ao possível desabastecimento, armazenando água para o período de interrupção.