Mais um dia de frio intenso por quase todo o país
Frio em quase todo país continua forte e causando estragos
A massa de ar frio avança pela Amazônia e chega ao Rio Negro
Nesta região o frio é relativo, na segunda-feira, 18, a temperatura era de 25ºC em Barcelos, e durante a noite a temperatura caiu para 22ºC, mas até o amanhecer iria descer mais um 1ºC, assim como no Acre.
A temperatura caiu de verdade no oeste de Mato Grosso, mas está parecida com a de ontem, 18, nas outras áreas do estado, em Rondônia e Goiás.
A geada deve cobrir a Região Sul do Brasil mais uma vez
Agora a massa de ar polar se move para o Oceano Atlântico, mas o frio deste começo de quarta-feira foi bem parecido com o de ontem, 18, em todos os estados do Sul e em Mato Grosso do Sul.
Às 07:00 horas do horário de Brasília desta quarta-feira, as cidades mais frias segundo informações do INMET eram Vacaria, RS; Papanduva, Rio Negro e São Mateus, SC e Castro, PR, todas com registro de -4ºC.
Claro que fez mais frio, pois faltam as cidades mais altas nesta relação. O risco de geada continua nos próximos dias, mas atinge uma área bem menor.
Atenção com o impacto do frio sobre o gado
O gado zebuíno adaptado às temperaturas mais altas, como o Nelore, é bem sensível às temperaturas baixas e pode até morrer. Em 2010 houve registro de grandes perdas em Mato Grosso do Sul.
Para manter o rebanho saudável é preciso suplementar a alimentação com silagem e o feno, segundo o médico veterinário Roberto de Sousa Macedo.
Frio no Sudeste
Na Região Sudeste o frio não chegou a causar geadas, mas causa estresse nos animais e ressecamento no pasto.
A previsão é de aumento gradual da temperatura até o fim da semana e a próxima onda de frio só deve chegar ao Brasil no final de julho.
Ana Lúcia Frony de Macêdo
Meteorologista