Marcas encerram contrato após fala de Monark sobre nazismo
Na ocasião, podcaster afirmou que o partido nazista deveria ser formalizado no Brasil, o que fere a Constituição brasileira
Diversas marcas que tinham contrato publicitário com o podcast Flow, comandado pelo influenciador Monark, começam a anunciar que vão deixar de patrocinar o programa após uma fala do podcaster ter repercutido nas redes sociais. Na ocasião, Monark afirmou que o partido nazista deveria ser formalizado no Brasil, o que fere a Constituição brasileira.
Nas redes sociais, algumas marcas já estão anunciando o novo posicionamento. A esportiva Puma foi uma das que se manifestaram, esclarecendo ainda que apenas realizou uma peça publicitária com o podcast.
Já havíamos pedido para nosso logo ser retirado como patrocinadores e reforçamos isso novamente.
— pumabrasil (@pumabrasil) February 8, 2022
A marca de chocolates Bis também pontuou em suas redes sociais que patrocinou somente dois episódios do podcast e que repudia as falas preconceituosas.
— Bis 🍫 (@LactaBis) February 8, 2022
Em texto divulgado no Instagram, a Flash Benefícios anunciou que rompeu o contrato que tinha com o Flow Podcast.
A empresa de delivery Ifood, que já tinha encerrado seu contrato com o programa no ano passado, reforçou essa decisão diante das repercussões envolvendo Monark.
O iFood não mantém mais relação comercial com o Flow.
Nossa decisão de encerrar o patrocínio com o podcast foi tomada, de forma definitiva, em novembro de 2021.
— iFood (@iFood) February 8, 2022
Já a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro comunicou, em nota, o rompimento do contrato com o estúdio responsável pelo podcast para a transmissão de jogos do Campeonato Carioca.
A @FFERJ, defensora da igualdade, do respeito e contrária a qualquer tipo de preconceito, anuncia o rompimento do contrato com o Estúdios Flow, responsável pelo podcast Flow Sport Club que transmitia jogos do Campeonato Carioca de 2022, por apologia ao nazismo... + pic.twitter.com/HoVYQryO1F
— Cariocão Betfair 22 (@Cariocao) February 8, 2022
Monark se pronuncia
O podcaster se manifestou sobre o ocorrido em um vídeo publicado em seu Instagram. Monark disse que sua fala foi tirada de contexto e que ele estava fazendo uma comparação entre os crimes cometidos por nazistas e por comunistas.