Marcelo Freixo será presidente da Embratur no novo governo Lula após derrota no Rio
Deputado federal chegou a ser cotado para o Ministério do Turismo, mas pasta foi entregue ao União Brasil
BRASÍLIA - O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) será presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) no novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O convite foi feito pela futura ministra do Turismo, Daniela Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho. O político foi derrotado neste ano na disputa pelo governo do Rio e ficará sem mandato.
Lula se acerta com MDB, PSD e União Brasil e deve dar três pastas a cada partido. Siglas de centro que, juntas, somam 143 deputados e 31 senadores são consideradas cruciais para a formação de base no Congresso; PDT também vai compor o 1.º escalão
"Quero agradecer a @DanielaWaguinho e ao presidente @LulaOficial pela confiança. Vamos trabalhar juntos para reconstruir a Embratur e transformar o turismo num instrumento de desenvolvimento sustentável e geração de emprego. O Brasil voltará a ter protagonismo no setor", escreveu Freixo no Twitter. Ele atuou no grupo temático de turismo durante a transição.
Quero agradecer a @DanielaWaguinho e ao presidente @LulaOficial pela confiança. Vamos trabalhar juntos para reconstruir a Embratur e transformar o turismo num instrumento de desenvolvimento sustentável e geração de emprego. O Brasil voltará a ter protagonismo no setor. https://t.co/4H9BoekPQ8
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) December 31, 2022
Também nas redes sociais, Daniela confirmou o convite e disse que o deputado vai auxiliá-la a "reconstruir" o turismo brasileiro, reforçar a imagem do Brasil junto aos mercados internacionais e, dessa forma, atrair mais turistas para o País.
Freixo concorreu neste ano ao governo do Rio, mas perdeu a disputa para o governador Cláudio Castro (PL), que se reelegeu em primeiro turno, com apoio do presidente Jair Bolsonaro. Com histórico de atuação na esquerda, Freixo fez acenos ao centro durante a campanha ao escolher como candidato a vice em sua chapa, por exemplo, o ex-prefeito do Rio Cesar Maia, do PSDB.