Marcos Pereira anuncia apoio à candidatura de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara
Decisão é uma revés para Rodrigo Maia, que tenta lançar um nome para enfrentar o nome apoiado por Bolsonaro
BRASÍLIA - O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), anunciou nesta quarta-feira, 16, apoio da bancada do partido à candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do Centrão e favorito do Palácio do Planalto para comandar a Casa nos próximos dois anos. A decisão é um revés para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que tenta lançar um candidato para enfrentar o nome chancelado pelo presidente Jair Bolsonaro. Pereira era cotado como candidato à sucessão de Maia.
"A bancada decidiu porque verificou um veto velado do Maia à minha pessoa", disse Pereira ao Estadão/Broadcast nesta quarta-feira.
Ao deixar o grupo de Maia na semana passada, o deputado sinalizou que poderia lançar uma candidatura independente, como uma terceira via na eleição. "Não aceito entrar em jogo jogado", disse ele ao Estadão/Broadcast na ocasião.
Lira afirma ter cerca de 170 votos, de nove siglas diferentes: Progressistas, PL, PSD, Solidariedade, Avante, PSC, PTB, Pros e Patriota. Com a adesão do Republicanos, o grupo pode chegar agora a 200 deputados. Para ser eleito, são necessários 257.
Já o bloco montado por Maia reúne seis partidos (PSL, DEM, MDB, PSDB, Cidadania e PV) e aproximadamente 157 deputados. Esse grupo ainda negocia o apoio dos partidos da esquerda, que somam cerca de 130 parlamentares.