Marieta Severo doa três novas casas ao Retiro dos Artistas em gesto de 'reconhecimento'
A atriz Marieta Severo, de 78 anos, visitou o Retiro dos Artistas, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para oficializar a entrega de três novas casas nesta terça-feira (3). Segundo a reportagem de Arthur Pazin e Thaíse Ramos, do jornal CARAS, os imóveis, que serão destinados a artistas residentes, foram construídos graças à doação de materiais feita por Marieta e Marcelo Caruso, filho da também atriz Iris Bruzzi, de 89 anos, que atualmente vive no local. "Reconhecimento", resumiu Marieta ao descrever o gesto.
A gerente do Retiro, Cida Cabral, destacou a importância da ação: "Estamos fazendo a entrega das casas; que com a ajuda do nosso grande amigo Marcelo Caruso, estamos realizando esse sonho: a construção dessas três casas. Estamos fazendo essa entrega com a nossa amiga, parceira, colaboradora, generosíssima Marieta Severo. Elas estão sendo entregues aos novos residentes".
Ver essa foto no Instagram
Como a doação impacta o retiro?
Os novos espaços foram projetados para oferecer conforto e dignidade aos moradores. Segundo Marieta, uma única casa deteriorada foi transformada em três residências modernas. "Era uma (casa) grande, que estava caindo aos pedaços e virou três casinhas com tudo, conforme a necessidade de todo mundo aqui dentro. Então, é tudo feito visando conforto, carinho (...) É o pensamento de todo mundo aqui", afirmou.
Cida complementou explicando os benefícios das casas. "Ficou um espaço bem amplo, com toda acomodação; tem TV, micro-ondas, ar condicionado, geladeira, armários (...). O residente chegou e morou com essa ajuda da Marieta e do Marcelo Caruso. Eles nos ajudaram muito a realizar esse sonho, de um espaço que estava perdido e que a gente conseguiu recuperar. Recuperamos o espaço e a dignidade de três artistas que estarão residindo nesse local."
Para Marieta, a maior recompensa é ver o reconhecimento de profissionais que dedicaram suas vidas à arte. "O mais bonito é que são artistas que a vida inteira deram para nós prazer, alegria, emoções, sensações; que são os músicos, escritores, atores, diretores, todos que vivem disso e que vão ter aqui o reconhecimento disso", finalizou.
Retiro dos Artistas: mais de um século de acolhimento
Fundado em 1918, o Retiro dos Artistas acolhe idosos em situação de vulnerabilidade, com foco em profissionais do meio artístico. A instituição, localizada em Jacarepaguá, é presidida pelo ator Stepan Nercessian, de 71 anos.
A estrutura do local é extensa, com 15 mil metros quadrados doados pelo jornalista tcheco Frederico Figner, e inclui refeitório, teatro, biblioteca, piscina, salão de beleza, capela, centro de fisioterapia e áreas de convivência.
Atualmente, cerca de 40 moradores recebem assistência multidisciplinar que inclui cuidados de saúde, recreação e estímulo cognitivo. Além disso, aulas de atuação, dublagem e arteterapia mantêm a conexão dos artistas com a criação, enquanto formam novos vínculos pessoais e comunitários.