Marketing Digital e o novo Código de Ética e Disciplina
No dia 28 de agosto, corregedores do Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Federal da OAB debateram com advogados do estado de Santa Catarina - na cidade de Florianópolis - pontos importantes do novo Código de Ética e Disciplina da Advocacia. Uma das questões abordadas foi o avanço da tecnologia no setor Jurídico. Nesse contexto, foi imprescindível ter como pauta o marketing, especialmente o Marketing Jurídico Digital, que vem crescendo espantosamente nos últimos anos.
Quando o marketing está relacionado a instituições voltadas para o comércio, há uma maior liberdade com relação à criação das campanhas, à sua execução e ao modo como impacta a sociedade. Embora existam claras regras de ética e também fatores definidos legalmente, há poucos entraves quando comparamos com campanhas de outras natureza. No caso do setor jurídico, por exemplo, é preciso analisar como o marketing aplicado aos escritórios de advocacia devem se relacionar, tendo em vista o que é ou não permitido. Ainda que a comunicação seja extremamente eficiente para prospectar clientes, esta deve ser feita de forma responsável, sempre levando em consideração que o direito não é uma mercadoria. Neste contexto, os temas relacionados à divulgação de um escritório Jurídico foram:
Proibida a veiculação de propaganda em TV, rádio e outdoor - Isso está ligado diretamente nos comerciais veiculados em horários nobres, ou vincular um Outdoor na porta de um polo industrial, por exemplo, ou qualquer outro lugar. É importante lembrar que o caráter da divulgação de um escritório de advocacia não deve ser publicitário, mas informativo, o que é também inviável nestes veículos de comunicação.
Programas jornalísticos - Está permitida a participação eventual do escritório ou profissional, porém que não haja uma periodicidade rotineira. A participação pode se dar com o objetivo de esclarecer dúvidas dos telespectadores, podendo, então, citar o nome do escritório e falar a respeito do profissional. É interessante também para gerar credibilidade a respeito da informação provida e mostrar que se tem propriedade para falar sobre o assunto em questão. É preciso priorizar o auxílio ao telespectador no que diz respeito à informação, neste caso.
Redes Sociais - Está permitido que o escritório de Advocacia tenha uma Fanpage dentro do Facebook. Ao mesmo tempo foi vetado o uso de estratégias de posicionamento em sites de busca, tais como o Google. Essa informação é muito importante. Ao que se entende, a questão é que ao escritório de Advocacia não será permitido manipular os motores de busca ou patrocinar alguma página com o intuito de captar clientes.
Essas foram as pautas mais importantes no que diz respeito à ética de um escritório ao divulgar o seu serviço de forma a colaborar com as pessoas de modo geral, sem priorizar a intenção de captar clientes. Portanto, podemos entender que a natureza do marketing de um escritório de advocacia deve ser baseada na informação, podendo também utilizar notícias reais e sem estratégias competitivas.
Como fazer para que um Marketing Digital Jurídico dê resultados
Como ter meu site no Google de forma correta
Como vimos, de acordo com o novo Código de Ética e Disciplina não é permitido que o escritório de Advocacia manipule as buscas com teor patrocinado. O que isso quer dizer? Simples! Hoje em dia quando se faz uma busca no Google, o mesmo nos retorna com uma tela que chamamos de SERP (Search Engine Results Page) fazendo com que seja dividida em 2 camadas: "Pago e Orgânico".
Os primeiros resultados que são mostrados em verde é diretamente pago a cada clique que o usuário fizer. Essa modalidade é conhecida por Links Patrocinados, que de certa forma não deixa de ser uma maneira de manipular ou quem sabe monopolizar os resultados das buscas. Pensando nisso, o Google possui a segunda camada que é o que chamamos de SEO (Search Engine Optimization) e está ligado diretamente à autoridade da página que apareceu na busca. Por exemplo, se o seu site apareceu na camada SEO, é por mérito ou autoridade, significando que possui conteúdo relevante e de qualidade, com boas chances de suprir exatamente aquilo que o usuário procura ao fazer a busca, ao contrário de Links patrocinados, que aparecem porque há neles investimento financeiro.
Software Jurídico e suas vantagens
Sabemos que a rotina de um escritório de advocacia é bem intensa. Diante disso, empresas vêm se especializando em automatizar tarefas rotineiras de um escritório de Advocacia como: organizar atividades do dia a dia, trâmites dos processos etc. Atualmente existem no mercado muitos softwares Jurídicos, e a maioria com funcionalidades semelhantes. Esses softwares permitem que o escritório acompanhe os processos Judiciais administrativamente, sabendo se os mesmos foram editados, se houve andamento, se foram expedidas guias de honorários etc. A economia que um Software Jurídico trará será sentida já nos primeiros meses de sua utilização.
Como escolher um Software Jurídico permitido pela OAB?
Primeiramente seu escritório deve ter procedimentos detalhados de como será os inputs de cada ação ou processo para que seja feita uma mensuração mais específica. Após definir os objetivos, seu escritório estará pronto para escolher o melhor Software Jurídico que atenda exatamente o que necessita, sem desperdícios de módulos. Depois de definir o que você deseja que o seu Software faça, fica mais fácil decidir. A empresa SAJ, que proporciona um teste "Gratuito" pelo prazo de 15 dias para que você entenda e sinta a real necessidade em ter um Software Jurídico.
Conclusão
Como vimos, não diferente dos demais segmentos, o segmento Jurídico está em constantes mudanças, principalmente por conta da tecnologia que está cada vez mais presente na vida de todos nós. Todas as aplicações apresentadas estão de acordo com o que é permitido hoje pela OAB. É importante lembrar que não são só advogados que enfrentam restrições no que diz respeito à comunicação e publicidade, o que acontece também com profissionais da saúde, com base no mesmo princípio: saúde não é mercadoria.
Por SAJ
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