Material misterioso em Tramandaí deixa moradores curiosos
Equipe de Meio Ambiente esclarece a presença de turfa, estágio inicial da formação de carvão, nas praias de Tramandaí
Nos últimos dias, a aparição de um material incomum tem chamado a atenção dos frequentadores das praias da Zona Sul da Capital das Praias. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente mobilizou equipes para investigar o fenômeno, que revelou ser um afloramento de turfa, o estágio inicial da formação de carvão, oriundo de um paleoambiente pantanoso.
Esse material peculiar causou perplexidade e preocupação entre os banhistas, levantando dúvidas sobre sua natureza e origem, inicialmente parecendo resíduos poluentes. No entanto, os especialistas esclarecem que a exposição desse material na faixa de areia é um processo natural que ocorre quando ele emerge devido às fortes ressacas, após ter permanecido enterrado por um período.
Acredita-se que as pedras de turfa encontradas nas praias de Tramandaí possam ter aproximadamente 3.000 anos de idade. A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente conduziu estudos e avaliações sobre o material para compreender melhor sua origem e características.
Para obter mais informações ou esclarecimentos sobre esse fenômeno, os interessados podem entrar em contato pelo número 3684-9080 ou (51) 98914-1260, ou ainda visitar a Secretaria de Meio Ambiente, localizada na Rua Rebouças, número 199.