Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Meteorologia alinhada a segurança em portos

O Ministério da Infraestrutura, aponta que essa perspectiva de crescimento do setor portuário permanece otimista para os próximos anos.

18 out 2022 - 09h26
(atualizado às 12h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Principais riscos meteorológicos em portos e navios

O setor portuário no Brasil vem crescendo nos últimos anos, segundo a Agência Nacional de Transporte Aquaviários (ANTAQ), apenas no primeiro semestre de 2021 o transporte de cargas usando navios cresceu cerca de 9,4%, o que corresponde a uma movimentação de aproximadamente 590 milhões de toneladas. 

Um levantamento feito pelo Ministério da Infraestrutura, aponta que essa perspectiva de crescimento do setor portuário permanece otimista para os próximos anos. Programas como o BR do Mar prometem estimular o setor através do sistema de cabotagem (transporte entre portos de um mesmo país), aumentando a frota aquática nacional e diversificando a  matriz de transportes.

O desenvolvimento do sistema portuário demanda um enorme desafio para elaborar uma infraestrutura que seja eficaz operacionalmente e que não possua custos elevados, só assim, é possível que o setor tenha um crescimento sustentável. As condições de tempo e clima são um dos grandes desafios que interferem diretamente na operação dos navios e portos, consequentemente, podem prejudicar o seu desenvolvimento.

Vendavais, tempestades com raios e o aumento do nível médio do mar são os principais problemas que afetam diretamente a segurança dos portos e dos navios. Um estudo desenvolvido pela agência alemã GIZ, com a participação do INPE e ANTAQ, indicam que devido às mudanças climáticas, o aumento desses eventos cada vez mais severos, podem comprometer a operação de grande parte do sistema portuário brasileiro.

Como o monitoramento meteorológico pode contribuir para a operação portuária?

Antes do monitoramento meteorológico o acompanhamento das condições de tempo em portos era feito através da percepção humana, o que muitas vezes poderia colocar em risco a operação. Para ter um planejamento minucioso dentro dos portos, é indispensável a utilização de sistemas meteorológicos, uma vez que a transição de navios dentro dos portos e na costa depende diretamente das condições de tempo como o vento, chuva, variação do mar, visibilidade, ondas e correntes.

As principais atividades meteorológicas que auxiliam o setor portuário são:

  • Monitoramento e previsão de velocidade e rajadas de vento para terminais com manejo de contêineres.
  • Monitoramento e previsão de temperatura, umidade e chuva para armazenagem de cargas como de grãos, farelos e fertilizantes, evitando sua deterioração.
  • Acompanhamento das taxas de precipitação para determinação de abertura e fechamento de comportas.
  • Monitoramento de raios durante as manutenções, principalmente de equipamentos elétricos e eletrônicos.

A Climatempo possui soluções que integram todos esses serviços meteorológicos, acompanhe as informações no perfil da Climatempo INFRA e caso se interesse em implementar esse monitoramento no seu dia a dia, fale conosco através do email verticalinfra@climatempo.com.br.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade