Militares da Marinha, Exército e Força Aérea resgatam mais de 63 mil pessoas e 7 mil animais no RS
A Força Aérea Brasileira (FAB) também foi responsável pela campanha "Todos Unidos pelo Sul", que arrecadou 2 mil toneladas de alimentos. Militares do Exército e da Força Aérea, juntamente com voluntários, entregaram 400 toneladas das doações às vítimas
No dia 10 de junho, o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas estiveram presentes no Rio Grande do Sul para conferir o trabalho dos militares em apoio a todos os municípios afetados pelas enchentes.
"O Rio Grande do Sul, hoje, está na cabeça e na preocupação de todos os brasileiros. Esse momento exige responsabilidade, fraternidade e amor ao próximo. Nós precisamos, verdadeiramente, trabalhar pelo Rio Grande do Sul", disse o Ministro José Mucio durante coletiva de imprensa, enfatizando a importância da continuidade dos trabalhos e da solidariedade.
Até aquele momento, a estimativa era de 13.485 militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea envolvidos diretamente na missão, que resgataram em torno de 63 mil pessoas e 7 mil animais desde o dia 30 de abril. A ação contou com meios fluviais, aéreos e terrestres, totalizando 105 lanchas e botes, 6 navios e 35 aeronaves (asa fixa e helicópteros). Naquela data, eram 437 municípios atingidos pelas chuvas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) também foi responsável pela campanha "Todos Unidos pelo Sul", que arrecadou 2 mil toneladas de alimentos. Militares do Exército e da Força Aérea, juntamente com voluntários, entregaram 400 toneladas das doações às vítimas.