Ministro de Israel critica Biden por falta de apoio: "Com Trump, seria diferente"
Em contraponto, Benny Gantz, ex-ministro da Defesa e membro do gabinete de guerra israelense, respondeu chamando os comentários de "irresponsáveis"
O ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir fez uma dura crítica ao presidente americano: "O presidente dos EUA, Joe Biden, não apoia totalmente os objetivos de Israel na guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza".
"Em vez de nos dar o seu apoio total, Biden está ocupado fornecendo ajuda humanitária e combustível [para Gaza], que vai para o Hamas", disse o ministro de extrema direita, em entrevista ao Wall Street Journal.
Ele ainda acrescentou que "se Trump estivesse no poder, a conduta dos EUA seria completamente diferente", acrescentou Ben Gvir, chefe do partido nacionalista Poder Judaico.
Em contraponto, Benny Gantz, ex-ministro da Defesa e membro do gabinete de guerra de Israel, respondeu a Ben Gvir, chamando os seus comentários de "irresponsáveis".
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Gantz incentivou Benjamin Netanyahu a fazer uma advertência a Gvir. "É permitido ter disputas, mesmo com o nosso maior e mais importante aliado [os Estados Unidos], mas elas devem ser conduzidas nos fóruns relevantes e não em declarações irresponsáveis na mídia, o que prejudica as relações estratégicas do Estado de Israel, a segurança do Estado e o esforço de guerra neste momento", disse ele.
O líder da oposição, Yair Lapid, também criticou os comentários de Ben Gvir no X, dizendo que a entrevista foi "um ataque direto à posição internacional de Israel, um ataque direto ao esforço de guerra, prejudicial à segurança de Israel e, acima de tudo, prova que ele não entende nada sobre política externa".
Netanyahu está sob pressão: as disputas na sua coalizão no gabinete de guerra ameaçam levar o governo a um ponto de ruptura.
תודה לך נשיא ארה״ב ג'ו ביידן. עם ישראל יזכור לעולם איך עמדת לימין ישראל באחת מהשעות הקשות ביותר שלנו. אתה ואמריקה מלכות של חסד. גם בין ידידים וחברים יש חילוקי דעות. אתה משלם מחיר אישי ופוליטי כדי לעזור לנו ועל כך נודה לך לעולם.
אלוקים ישמור אותך ואת אמריקה pic.twitter.com/Bbxge7MUEl
— אריה מכלוף דרעי (@ariyederi) February 4, 2024