#Verificamos: Delação de Palocci não cita fraude em urnas
Imagem com informação falsa já tem mais de 50 mil compartilhamentos no Facebook
Circula nas redes sociais a informação de que Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda de Lula, relatou em sua colaboração premiada que urnas eletrônicas haviam sido manipuladas para beneficiar o PT. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
"Palocci afirmou que eleições eram decididas pela cúpula. Urnas foram encomendadas para fraudar eleições! O que o TSE vai dizer agora?"
Imagem que circula no Facebook, com mais de 52 mil compartilhamentos até as 10h do dia 7 de outubro de 2018
FALSO
Essa informação não consta no termo de colaboração premiada de Palocci. A única citação específica sobre eleições no documento é que "as campanhas presidenciais do PT custaram em 2010 e 2014, aproximadamente, 600 e 800 milhões de reais, respectivamente". Palocci também faz referência a acordos genéricos entre o PT e partidos da base aliada em eleições municipais, mas não menciona qualquer assunto relacionado a urnas.
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.