#Verificamos FHC não declarou apoio a Fernando Haddad no 2º turno
Circula nas redes sociais imagem do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) declarando apoio ao candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa foto fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa - feito também pelo Aos Fatos:
"Não há saída: entre Haddad e Bolsonaro, vou de Haddad"
Imagem publicada no Facebook (aqui, aqui e aqui) e que tinha mais de 900 compartilhamentos às 12h30 do dia 27 de outubro
Falso
Fernando Henrique Cardoso não declarou apoio a nenhum dos candidatos que disputam o Palácio do Planalto. Na última sexta-feira (26), o ex-presidente declarou no Twitter que era "mentira" seu apoio a Haddad. "O que penso declaro no Twitter e na mídia. Por ora, disse que no Bolsonaro não voto e dei as razões. Nada além disso", escreveu FHC.
Há um lado horroroso do mundo novo, o da conexão: notícias fakes, com minha foto e tudo, afirmam que declarei apoio a um dos candidatos presidenciais.
Mentira. O que penso declaro no Twitter e na mídia. Por ora disse que no Bolsonaro não voto e dei as razões. Nada além disso.
— Fernando Henrique Cardoso (@FHC) October 26, 2018
Fernando Henrique já havia declarado em ocasiões anteriores, no Twitter e no Estadão, que não estava apoiando nenhum presidenciável.
Neste sábado e domingo a equipe da Agência Lupa se uniu a outras quatro agências de checagens de notícias no Brasil para checar as mensagens de conteúdo suspeito nesta reta final das eleições. A ideia de juntar forças é para ganhar mais agilidade e aumentar o alcance das checagens. A parceria reúne o Fato ou Fake, Projeto Comprova, Lupa, Boatos.org e E-Farsas
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.