#Verificamos: mulher não foi expulsa de voo por política
Nas redes, circula vídeo manipulado em que mulher teria se irritado com eleitores de bolsonaro
Circula nas redes sociais um vídeo acompanhado da informação de que uma eleitora do PT teria sido expulsa de um avião após agredir uma comissária de bordo e discutir com apoiadores do candidato do PSL à Presidência da Presidência Jair Bolsonaro (PSL). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
"Eleitora do PT dá tapa na aeromoça por conta dos passageiros cantarem a música do Mito!"
Título de vídeos que circulam nas redes sociais (aqui, aqui, aqui e aqui), que já tinham mais de 100 compartilhamentos às 16h20 deste domingo, 7 de outubro de 2018
FALSO
O vídeo que viralizou nas redes sociais é de um episódio que ocorreu no último dia 5 - não neste domingo (7) - e também não há qualquer relação dele com o PT ou com o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro.
De acordo com reportagem publicada no portal G1, uma mulher foi retirada de um voo que ia de Goiânia para São Paulo por "se recusar a despachar bagagem, desrespeitar a tribulação e causar tumulto dentro da aeronave". Diversos passageiros filmaram a ação da Polícia Federal. No dia seguinte, em entrevista à TV Anhanhanguera, a mulher afirmou que iria "tomar providências".
Verificação semelhante foi feita pelo site Boatos.org.
*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.