O dublê Grant Page morreu aos 85 anos. Nascido em 6 de agosto de 1939 em Adelaide, na Austrália, ele morreu no dia 14 de março de 2024 num acidente de carro em Nova Gales do Sul, Austrália.
Foto: Reprodução IMDb / Flipar
Grant era ator experiente e com longa carreira, com mais de 100 filmes e séries no currículo. E ganhou destaque , principalmente, nos filmes da franquia "Mad Max", estrelados por Mel Gibson, a partir de 1979.
Foto: Divulgação / Flipar
Grant morreu 4 dias depois da 96ª cerimônia do Oscar, que, este ano, exibiu um vídeo especial exaltando a importância dos dublês. Os atores Ryan Gosling e Emily Blunt fizeram a apresentação porque são as estrelas do filme "O Dublê", que tem estreia marcada para 3 de maio no Brasil.
Foto: reprodução abc / Flipar
Muitos defendem que os dublês também deveriam ser premiados com o Oscar. Ao longo de quase 100 edições, a Academia nunca reconheceu criou essa categoria de Melhor Dublê do ano.
Foto: divulgação / Flipar
Em sequências de perseguições de carro e acrobacias mais elaboradas, por exemplo, muitas vezes os dublês arriscam suas vidas no processo de filmagem.
Foto: reprodução youtube / Flipar
Em uma entrevista dada em 2023, Chad Stahelski, ex-coordenador de dublê e diretor da franquia de ação John Wick, comentou sobre o tema: "As conversas finalmente começaram há alguns meses entre a Academia e um grupo de coordenadores de dublês".
Foto: reprodução youtube vanity fair / Flipar
Mas ele ponderou: "A questão é que não tivemos conversas reais sobre como você determina o que premiar. Como é para melhor dublê? É a melhor coreografia? Melhor sequência de ação? Melhor conjunto de dublês?"
Foto: reprodução youtube vanity fair / Flipar
"[...] Quem recebe o prêmio? Todas essas são ótimas questões que precisam ser discutidas por indivíduos inteligentes de ambos os lados, a comunidade de dublês e a Academia", avaliou o diretor.
Foto: reprodução youtube vanity fair / Flipar
Várias categorias técnicas já contam com premiações no Oscar, como figurino, som, fotografia, maquiagem, entre outras.
Foto: reprodução x / Flipar
O Emmy Awards, considerado o "Oscar da TV", já inclui categorias para áreas técnicas próximas aos dublês, como Melhor Coreografia, por exemplo.
Foto: Television Academy/Divulgação / Flipar
Recentemente, jornalistas especializados e críticos de cinema vêm defendendo a criação de uma categoria específica para os dublês.
Foto: reprodução youtube / Flipar
No início de 2023, a Academia criou o Ramo de Produção e Tecnologia, formado por 400 pessoas que ocupam cargos técnicos e de produção importantes, dos quais quase 100 são coordenadores de dublês.
Foto: flickr Prayitno / Flipar
A proposta de criar um novo grupo na Academia para coordenadores de dublês precisa ser aprovada pelo Comitê de Membros. Veja as habilidades necessárias que um dublê profissional precisa ter!
Foto: reprodução / Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida / Flipar
Treinamento físico intenso: Acrobacias, lutas, quedas, saltos, direção de veículos e muito mais exigem força, resistência, flexibilidade e coordenação impecáveis.
Foto: reprodução youtube / Flipar
Domínio de técnicas específicas: Cada tipo de cena de ação exige técnicas específicas, como parkour, artes marciais, escalada, paraquedismo, mergulho e muito mais.
Foto: reprodução / Missão Impossível - Acerto De Contas Parte 1 / Flipar
Capacidade de adaptação: Cada set de filmagem apresenta desafios únicos, exigindo adaptabilidade e improvisação.
Foto: reprodução / John Wick 4: Baba Yaga / Flipar
Controle emocional: Manter a calma e a concentração em situações de alto risco é fundamental para a segurança e o sucesso da cena.
Foto: reprodução youtube / Flipar
Além disso, existem vários tipos de dublês, com profissionais se dedicando a áreas específicas como: dublês de ação, de altura, de fogo, animais e de veículos.
Foto: reprodução / gladiador / Flipar
Apesar dos desafios, a paixão pela adrenalina e a dedicação à segurança impulsionam os dublês a continuarem realizando seu trabalho com excelência, contribuindo para a magia do cinema e da televisão.