Morre o ex-governador Alceu Collares
Ele estava internado desde segunda-feira (16) no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre
Alceu de Deus Collares, ex-governador do Rio Grande do Sul, faleceu na madrugada desta terça-feira (24), aos 97 anos. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o dia 16 de outubro devido ao agravamento de uma pneumonia. O óbito foi confirmado às 2h40min e, segundo boletim médico, a causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
Diagnosticado com enfisema pulmonar há oito anos, Collares enfrentava problemas de saúde que se agravaram nos últimos dias.
Ele deixa sua esposa, Neuza Canabarro, os filhos Antônio e Adriana, além da enteada Celina Carvalho. Collares também deixa um legado político marcado pela autenticidade e pela quebra de barreiras históricas.
Com uma carreira destacada na política, Alceu Collares foi vereador em Porto Alegre entre 1964 e 1970, exercendo o mandato de deputado federal em dois períodos: 1971 a 1983 e 1999 a 2007. Ele também foi prefeito de Porto Alegre entre 1986 e 1989 e governou o Rio Grande do Sul de 1991 a 1995, sendo o primeiro homem negro a ocupar ambos os cargos na história do estado.
Leia o boletim médico emitido pelo hospital
"HOSPITAL MÃE DE DEUS
Boletim Médico
O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro.
Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda.
Porto Alegre, 24/12/2024.
Dr. Daniel Souto Silveira - Coordenador do Serviço de Cardiologia
Dr. Euler Manenti - Diretor Médico"