Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MP alerta consumidores para produtos comercializados pós-enchente

Sinal de alerta foi acendido após supermercado de Porto Alegre ser flagrado vendendo produtos que ficaram submersos durante na capital

20 jun 2024 - 14h27
Compartilhar
Exibir comentários

Após constatar que um supermercado estava vendendo produtos que ficaram submersos durante uma enchente, o Ministério Público do Rio Grande do Sul alerta os consumidores para que tenham cautela ao comprar alimentos e produtos neste período pós-enchente.

Foto: MPRS/Reprodução / Porto Alegre 24 horas

Segundo Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, promotor de Justiça da Promotoria da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, "é inaceitável que o supermercado estivesse lavando alimentos e produtos danificados pela enchente e os vendendo como se estivessem intactos, colocando em risco a saúde da população".

Ele recomenda que os consumidores verifiquem atentamente as embalagens e validades dos produtos à venda nos mercados e, ao notar qualquer irregularidade, entrem em contato com a Promotoria do Consumidor para que sejam tomadas as devidas providências.

O Ministério da Saúde também orienta a descartar qualquer alimento que tenha tido contato com a água da enchente, inclusive embalagens seladas que possam parecer intactas. Alimentos embalados que foram submersos, incluindo latas de metal herméticas danificadas, amassadas ou enferrujadas, não devem ser consumidos. A contaminação pode levar a doenças como leptospirose, hepatite A, febre tifoide e diarreias agudas.

A denúncia contra o supermercado, realizada na terça-feira, 18 de junho, pelo MPRS em conjunto com o Procon de Porto Alegre, foi feita por um cliente à Promotoria do Consumidor. O cliente notou que vários produtos tinham rótulos que pareciam ter sido molhados e que garrafas e embalagens estavam sujas, algumas até com restos de lama. A fiscalização confirmou esses problemas.

O MPRS iniciou um processo para investigar o caso e o supermercado foi autuado e multado pelo Procon municipal.

Denúncias semelhantes podem ser feitas pelo email precoabusivo@mprs.mp.br.

*Com a informação MPRS

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade