3º voo da FAB chega ao Brasil com 217 repatriados do Líbano
Mais de 600 brasileiros já deixaram o país após intensificação do conflito entre Israel e Hezbollah
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o terceiro voo da operação "Raízes do Cedro". 217 pessoas e cinco animais de estimação desembarcaram na Base Aérea em Guarulhos nesta quinta-feira, 10, após deixarem o Líbano em meio ao conflito no Oriente Médio que se agravou nas últimas semanas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A aeronave KC-30 tem capacidade para 230 pessoas e, até o momento, 672 brasileiros que viviam no Líbano foram repatriados. De acordo com a FAB, um passageiro de 41 anos, que estava a bordo neste terceiro voo, precisou ficar em Portugal por suspeita de trombose. Ele está sendo cuidado e acompanhado pelo consulado brasileiro em Lisboa.
Do total de passageiros que desembarcaram no Brasil nestes três voos, cerca de 80 são estrangeiros parentes de brasileiros. Contudo, o governo federal também entrou em acordo com Uruguai, Argentina e Venezuela, para que pessoas originárias destes países pudessem deixar o Líbano a bordo do avião da FAB.
Os próximos voos de repatriação estão sendo organizados pelo Ministério das Relações Exteriores em parceria com a embaixada brasileira em Beirute. Cerca de 3 mil brasileiros que moram no Líbano devem ser repatriados pelo governo federal, incluindo parentes de primeiro grau.
A repatriação de brasileiros e parentes de brasileiros vivendo no Líbano teve início após a intensificação do conflito entre Israel e o grupo extremista Hezbollah. Após os intensos ataques no país, a embaixada brasileira em Beirute disponibilizou um formulário on-line para orientações de serviços públicos locais ou repatriação.