PUBLICIDADE

Mundo

Abbott, do Partido Trabalhista britânico, diz que pretende disputar eleição

2 jun 2024 - 15h00
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira mulher negra parlamentar do Reino Unido, Diane Abbott, disse neste domingo que pretende concorrer pelo Partido Trabalhista na eleição nacional de 4 de julho, após uma confusão sobre sua candidatura marcar o primeiro passo em falso da campanha do partido de oposição.

Após dizer com desânimo na quarta-feira que poderia ser bloqueada como candidata em seu distrito eleitoral na capital Londres, Abbott afirmou no X que é a "candidata Trabalhista adotada para Hackney North e Stoke Newington".

"Pretendo concorrer e vencer como candidata dos Trabalhistas", disse, acrescentando que reportagens durante o fim de semana afirmando que lhe foi oferecido um assento na casa alta do parlamento não estavam corretas.

Os dias de confusão sobre a possibilidade de ela se candidatar ou não novamente atrapalharam a campanha eleitoral dos Trabalhistas, que têm sido cuidadosamente coreografada para proteger e ampliar sua grande vantagem nas pesquisas de opinião contra os governistas Conservadores.

Na sexta-feira, o líder trabalhista, Keir Starmer, disse que Abbott, 70 anos, está livre para disputar seu assento no nordeste de Londres.

Abbott, parlamentar negra mais longeva do Reino Unido que foi eleita pela primeira vez em 1987, foi suspensa pelo partido por mais de um ano após dizer que pessoas judias, irlandesas e pavees (ou Irish Travellers) não sofreram racismo a vida inteira.

A parlamentar, que pediu desculpas pelos comentários, foi reintegrada ao partido na semana passada, mas reportagens anteriores da imprensa disseram que ela seria proibida de se candidatar. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade