Abertura dos Jogos Olímpicos com chuva e céu nublado em Paris
Depois da chuva, calorão com nova onda de calor na Europa! Atenção para os atletas e espectadores, pois gera perigos relacionados à saúde como desidratação
Texto por Carine Gama, meteorologista da Climatempo
Nesta sexta-feira (26) novas áreas de instabilidade vão mudar o tempo no dia da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris. As instabilidades podem começar já no início da manhã, deixando o céu de nublado a encoberto, com chuvas leves e ventos de moderada intensidade.
Por volta do meio-dia, espera-se uma leve diminuição na chuva. Esta pausa temporária pode oferecer uma janela de condições um pouco mais amenas para as competições. No entanto, o céu permanecerá muito nublado, sem aquela cara de verão parisiense.
Previsão do tempo no momento da abertura
No final da tarde e à noite, incluindo o momento ápice do dia, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o céu continuará muito nublado, com a presença de novas passagens de chuva sobre a região parisiense. As temperaturas estarão próximas de 22 °C à noite, mas com vento fraco. Apesar das chuvas, as condições não serão extremamente frias, mas recomenda-se aquele casaquinho e um guarda-chuva.
Foto: Stephanie Haidar
Previsão do tempo para o primeiro final de semana das Olimpíadas
Para o sábado, 27 de julho, a previsão é mais preocupante. A formação de uma área de baixa pressão atmosférica aumenta o potencial para chuvas mais fortes e volumosas, que demandarão maior atenção devido ao risco de temporais. Esse cenário meteorológico pode afetar significativamente as competições ao ar livre, especialmente na primeira metade do dia, onde a previsão é de chuva mais forte e contínua, com volumes de até 15 mm.
Risco de onda de calor a partir de segunda!
Já a partir de segunda-feira, uma área de alta pressão atmosférica deve se instalar sobre a França e fortalecer dias seguidos de muito sol e muito calor. A previsão indica temperaturas de até 33 °C ao longo da semana que vem.
A última Olimpíada, em Tóquio, foi marcada como a mais quente da história, com 34 °C. Entretanto, novos recordes podem ser batidos no verão francês, quando períodos de canicule (onda de calor) chegam aos 40 °C em Paris. Isso serve de alerta para os atletas e espectadores, pois gera perigos relacionados à saúde como desidratação, insolação, tonturas, etc.