Abrigo provisório trata animais após incêndios florestais na Grécia
Em uma pedreira abandonada de Atenas, voluntários estão tratando centenas de animais deslocados ou feridos por incêndios florestais que devastaram subúrbios do norte da capital na semana passada.
Enquanto as chamas se alastravam por matas e áreas residenciais arborizadas dos arredores da cidade, milhares de pessoas foram orientadas a deixar as casas e muitas partiram sem os animais de estimação, que ficaram dependendo da gentileza de estranhos.
"Pedimos a todos que salvaram animais de áreas atingidas por incêndios a trazê-los aqui", disse Eleni Dede, fundadora do grupo de resgate Dogs' Voice, que montou o abrigo provisório em questão de horas.
Até agora, o local acolheu mais de 200 animais - domesticados e sem dono - de toda a Ática, a região mais ampla que inclui Atenas.
"Há animais com queimaduras leves, problemas respiratórios, animais que estão exaustos, e estamos tentando fazer nosso melhor", disse ela, acrescentando que animais com queimaduras mais graves foram levados a um hospital veterinário.
Mais de 500 incêndios florestais irromperam na Grécia na semana passada durante uma onda de calor intensa de uma semana de duração. Em algumas partes do país, incluindo o Peloponeso, o fogo arrasou vastas áreas de floresta, matando muitos animais.
Até o momento, o abrigo recebe mais ajuda do que seus organizadores previram, e estes esperam devolver os animais aos seus donos ou encontrar novos lares em breve.
"A solidariedade está sendo fantástica. Temos mais pessoas do que conseguimos dar conta", disse Petros Ziogas, voluntário do Dogs' Voice. "Nosso objetivo principal é ficar sem animais aqui."