Acidente aéreo nos EUA: áudio mostra última conversa de controladores com tripulantes do helicóptero antes da colisão
'Bateu, bateu, bateu' e 'só vi uma bola de fogo e depois caiu no rio'; veja como foram as conversas
Um avião comercial colidiu contra um helicóptero militar em Washington D.C, nos Estados Unidos, na noite de quarta-feira, 29, por volta de 21h no horário local, o que equivale a aproximadamente 23h em Brasília.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O áudio do LiveATC, uma fonte especializada em gravações de voos, que foi obtido com exclusividade pela agência Reuters, mostra as últimas comunicações do helicóptero militar (PAT25) com o centro de controle antes da colisão com o avião comercial (Jato Bombardier CRJ700).
"PAT25, você tem um CRJ à vista? PAT25, passe atrás do CRJ", instruiu um controlador de tráfego aéreo às 20h47 no horário norte-americano.
Momentos depois, uma explosão foi registrada sobre o rio Potomac, na região do Aeroporto Nacional Reagan. Logo após, um dos controladores exclamou: "Bateu, bateu, bateu. Isso é um alerta três!"
Outra aeronave entrou em contato com a central de controle: "Torre, você viu isso?", referindo-se à colisão.
"Não sei se você ouviu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação para a pista 33. Vamos suspender as operações por tempo indeterminado", informou outro profissional do tráfego aéreo.
"Tanto o helicóptero quanto o avião caíram no rio", acrescentou um controlador. "Provavelmente está no meio do rio", respondeu outro.
"Eu só vi uma bola de fogo e, depois, desapareceu. Não vi mais nada depois que atingiram o rio, mas era um CRJ e um helicóptero que colidiram", relatou um terceiro controlador.
Diante do impacto, outro profissional do tráfego aéreo determinou que os aviões em rota para a pista 33 fizessem um desvio para pousar em outra pista do aeroporto.
Chilling air traffic audio from American Airlines plane crash reveals chaotic aftermath pic.twitter.com/nrQD8Xb3tV
— Daily Mail Online (@MailOnline) January 30, 2025
Acidente aéreo nos EUA: como foi?
Segundo informações da Associated Press (AP), o helicóptero militar, um Sikorsky UH-60 Black Hawk das Forças Armadas dos EUA, realizava um voo de treinamento e transportava três tripulantes no momento da colisão. Já o avião comercial, um Bombardier CRJ700 da American Airlines, transportava 64 passageiros.
Até o momento, não há informações sobre sobreviventes. Equipes de busca continuam trabalhando nas proximidades do rio Potomac, onde as aeronaves teriam caído. Até a última atualização, 19 corpos tinham sido resgatados.
O avião da American Airlines tinha partido de Wichita, no Kansas, com destino a Washington. Poucos metros antes da pista de pouso, colidiu com o helicóptero militar.
Como consequência do acidente, todas as decolagens foram suspensas no Aeroporto Nacional Reagan, que fica a apenas 6 km da Casa Branca, em Washington, D.C.
A American Airlines confirmou que a aeronave envolvida pertence à sua frota, mas ainda não divulgou mais detalhes sobre o ocorrido. Até o momento, não há informações sobre os militares que estavam a bordo do helicóptero.