Ataque terrorista mata ao menos 30 na capital da Somália
Um ataque com caminhão-bomba matou pelo menos 30 pessoas no centro de Mogadíscio, capital da Somália, neste sábado (20).
A explosão ocorreu em uma rua bastante movimentada da metrópole, que tem cerca de 2,4 milhões de habitantes. Segundo o capitão Mohamed Hussein, o veículo foi detonado quando estava para ser inspecionado pela polícia. O objetivo inicial seria atingir um hotel.
O atentado ocorreu dois dias depois de um encontro em Mogadíscio entre o presidente da Somália, Mohamed Abdullahi Mohamed Farmajo, e expoentes do comando dos Estados Unidos na África. Além disso, também dois dias atrás, o governo perdeu dois membros de seu alto escalão, o ministro da Defesa Abdirashid Abdullahi Mohamed e o chefe das Forças Armadas Ahmed Jimale.
Nos últimos meses, o grupo fundamentalista islâmico Al Shabab aumentou seus ataques contra bases militares no centro e no sul da Somália, mas o atentado deste sábado ainda não foi reivindicado.
O país é um dos mais vulneráveis do mundo por causa da pobreza disseminada, da atuação de milícias terroristas e da instabilidade política. Em março passado, o governo somali chegou a declarar estado de calamidade nacional por causa da fome.