EUA cobram ações da Nigéria por ataques do Boko Haram
Grupo terrorista matou centenas de pessoas esta semana
Os Estados Unidos condenaram nesta sexta-feira os dois ataques cometidos nesta semana pela milícia islamita Boko Haram e pediram ações dos governos da Nigéria e dos países vizinhos para conter esta ameaça.
"Nós nos comprometemos a trabalhar com a Nigéria e os países vizinhos para pôr fim à praga do Boko Haram e solicitamos que tomem medidas para conter a milícia", afirmou o Departamento de Estado em nota.
Centenas de pessoas foram assassinadas esta semana pelo Boko Haram em dois ataques na cidade de Baga, situada no nordeste da Nigéria, nas margens do lago Chade, que também banha Níger, Chade e Camarões.
"Além disso, os ataques horríveis, de organizações terroristas como o Boko Haram, não devem atrapalhar a realização de eleições na Nigéria, confiáveis e pacíficas, que reflitam a vontade do povo", acrescentou o Departamento de Estado americano.
Em sua campanha para estabelecer um califado islâmico no nordeste da Nigéria, o Boko Haram já matou mais de 15 mil pessoas desde que iniciou seu embate contra o governo nigeriano em 2009.