O líder budista tibetano Dalai Lama expressou nesta sexta-feira suas condolências pela morte do líder sul-africano Nelson Mandela, aos 95 anos, em seu país natal. Em uma carta enviada a família de Mandela, Dalai Lama manifestou sua profunda tristeza ao tomar conhecimento da morte do africano, a quem classificou como um “homem de coragem, princípios e integridade inquestionável” e um amigo.
“Em sua morte, o mundo perdeu um grande líder, cuja determinação firme e inabalável foi fundamental para garantir a paz e reconciliação durante a transição na África do Sul sob o regime do apartheid. Sob sua liderança, África do Sul foi transformada através de meios pacíficos, no espírito da reconciliação”, escreveu Dalai Lama.
O monge tibetano afirmou que tinha a esperança de se encontrar novamente com Mandela, de quem tinha grande admiração e respeito. “Eu rezo por ele e ofereço minhas sinceras condolências a você, aos membros de sua família e ao povo da África do Sul”, disse.
Dalai Lama ainda afirmou que, apesar de Nelson Mandela ter ”partido fisicamente, seu espírito vai continuar”. O budista declarou que a melhor homenagem que podemos lhe render é fazer todo o possível para contribuir para honrar a unidade da humanidade e trabalhar pela paz e reconciliação, assim como o sul-africano.
Líder que perseguiu um ideal de igualdade moldado na juventude que resistiu aos longos de anos na cadeia e o levou à presidência da África do Sul, Nelson Mandela deixa um legado não apenas político, mas também humano. Confira a seguir as sete lições ensinadas por Madiba elencadas pela rede CNN.
Foto: AFP
Coragem é o triunfo sobre o medo. Mandela enfrentou a opressão e o menosprezo para suvberter e eliminar o eixo central de uma sociedade racista.
Foto: Getty Images
Progresso é resultado de muito trabalho. Mandela batalhou durante toda vida e passou 27 anos preso.
Foto: Getty Images
Tenha orgulho de suas convicções. A persistência de Mandela foi mais forte que a opressão do apartheid e o levou à presidência da África do Sul.
Foto: Getty Images
Continue rindo. Apesar da vida repleta de lutas e percalços, o líder manteve e carregou para o mundo o bom humor e uma atitude de leveza pacífica.
Foto: Getty Images
Tenha fé na justiça. A trajetória da sua vida mostra que, à parte a injustiça reinante em alguns momentos, a justiça pode ser obtida após muita luta e esforço.
Foto: Getty Images
Tenha compaixão por todas as pessoas. Revertendo o passado segregacionista, uma das marcas da África do Sul pós-apartheid é a busca de uma nação inclusiva, compreensiva e acolhedora.
Foto: Getty Images
Seja humilde. Sob a busca da igualdade e da justiça repousa o entendimento que o homem é um ser social que precisa aprender a se desenvolver e exercer sua individualidade respeitando os outros e se colocando aberto a ideias distintas numa convivência harmoniosa.