Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

África

Nigéria confirma primeira morte por ebola no país

Homem viajou no domingo a Lagos e na terça-feira passada foi internado em um hospital ao apresentar sintomas da doença

25 jul 2014 - 16h35
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Médico extrai uma amostra de sangue de um paciente com suspeita de infecção por ebola</p>
Médico extrai uma amostra de sangue de um paciente com suspeita de infecção por ebola
Foto: Tommy Trenchard / Reuters

As autoridades de saúde da Nigéria confirmaram nesta sexta-feira a morte de um cidadão liberiano em Lagos, como consequência do ebola, o que representa a primeira morte causada pelo vírus neste país.

"O teste realizado no paciente deu positivo para ebola. Mas estamos à espera do resultado da prova definitiva que será realizada em Dacar (Senegal)", informou o diretor do Departamento de Saúde, Jide Idris, em entrevista coletiva.

O homem, de 40 anos de idade, viajou no domingo a Lagos e na terça-feira passada foi internado em um hospital desta cidade ao apresentar sintomas da doença, da qual morreu ontem segundo Idris.

Trata-se da primeira morte por ebola na Nigéria, por isso que o governo vai iniciar ações nas fronteiras para evitar a transmissão deste vírus.

"Temos certeza que vamos deter a propagação da doença. Pedimos que não se divulgue uma mensagem de medo para não semear o pânico", disse Idris aos jornalistas.

Segundo a última apuração realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 15 de julho, o foco de ebola que assola a África Ocidental já infectou 964 pessoas, das quais 603 morreram.

Na Guiné, onde surgiu o foco no dia 22 de março, o número de infectados é de 406, dos quais 304 morreram.

Posteriormente o vírus se espalhou para a Libéria, onde foram contabilizados 172 casos e 105 mortes, e Serra Leoa, onde houveram 386 casos e 194 mortes.

A doença - que é transmitida por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados - causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%.

Esta é a primeira vez que se identifica e se confirma uma epidemia de ebola na África Ocidental, pois até agora sempre tinham acontecido na África Central.

Foto: Arte Terra
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade