Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Agência da ONU afirma que instalações nucleares do Irã não foram danificadas; Síria também relata ataque

Míssil israelense atingiu o Irã na manhã desta sexta-feira, 19, segundo autoridades norte-americanas; explosões foram ouvidas em Isfahan

19 abr 2024 - 09h09
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Agência Internacional de Energia Atômica afirmou que nenhuma instalação nuclear do Irã foi danificada após ataque de Israel nesta sexta-feira, 19. 
Militares fazem segurança de usina nucler de Isfahan no Irã - 19/4/2024
Militares fazem segurança de usina nucler de Isfahan no Irã - 19/4/2024
Foto: WANA (West Asia News Agency) via REUTERS

A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão de vigilância nuclear ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que nenhuma instalação nuclear do Irã foi danificada após ataque de Israel nesta sexta-feira, 19. 

A AIEA também informou que está monitorando a situação de perto, além de apelar à extrema contenção de todos os envolvidos, reiterando que as "instalações nucleares nunca devem ser alvo de conflitos militares". 

Explosões foram ouvidas na cidade de Isfahan, mas ainda não está claro qual foi o alvo. A cidade abriga uma grande base aérea, que tem um complexo de produção de mísseis e instalações nucleares. 

A mídia e as autoridades iranianas descreveram um pequeno número de explosões que, segundo eles, resultaram nas defesas aéreas do Irã atingindo três drones sobre a cidade de Isfahan.

Uma autoridade iraniana disse à Reuters que não havia planos de responder contra Israel pelo incidente. "A origem estrangeira do incidente não foi confirmada. Não recebemos nenhum ataque externo, e a discussão se inclina mais para a infiltração do que para o ataque", afirmou a autoridade.

Israel não disse nada sobre o incidente. O país havia dito há dias que planejava retaliar o Irã pelos ataques de sábado, o primeiro ataque direto do Irã contra Israel em décadas de guerra sombria travada por representantes que se intensificou em todo o Oriente Médio durante seis meses de batalha em Gaza.

Os dois inimigos de longa data estavam caminhando para um confronto direto desde um suposto ataque aéreo israelense em 1º de abril que destruiu um prédio no complexo da embaixada do Irã em Damasco e matou oficiais iranianos, incluindo um general de alto escalão.

A resposta do Irã, com um ataque direto a Israel, foi sem precedentes, mas não causou mortes e apenas danos menores, pois Israel e seus aliados abateram centenas de mísseis e drones.

Desde então, os aliados, inclusive os Estados Unidos, têm feito muita pressão para garantir que qualquer outra retaliação seja calibrada para não provocar uma espiral de hostilidades. Os ministros das Relações Exteriores do Reino Unido e da Alemanha visitaram Jerusalém nesta semana, e os países ocidentais reforçaram as sanções contra o Irã para apaziguar Israel.

Síria é atacada

Israel também lançou um ataque de mísseis contra a Síria nesta sexta-feira, 19, segundo a agência de notícias estatal do país Sana. 

Ainda conforme a agência, o ataque foi em uma unidade de defesa aérea no sul da Síria e causou danos materiais. 

*Com informações da Reuters.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade