Agência da UE recomenda comercialização de vacina da Valneva
A Agência Europeia de Medicamentos (Ema) recomendou nesta quinta-feira (23) que seja dada autorização de comercialização para a vacina anti-Covid da farmacêutica francesa Valneva.
A injeção é destinada para ser utilizada como imunização primária em pessoas de 18 a 50 anos e é produzida a partir de partículas inteiras inativadas (mortas) da cepa original do vírus que não podem causar a doença, mas sim desencadear uma resposta imune.
De acordo com a EMA, citando o principal estudo realizado, a vacina da Valneva desencadeia uma produção de níveis mais altos de anticorpos contra a cepa Sars-CoV-2 do que o imunizante Vaxzevria, da AstraZeneca.
Além disso, o percentual de pessoas que produziram um alto nível de anticorpos foi semelhante para ambas as vacinas.
Com base nos dados fornecidos, a agência europeia ainda observou que nenhuma conclusão pode ser tirada sobre a capacidade de desencadear a produção de anticorpos em pessoas com mais de 50 anos. Desta forma, a vacina atualmente só é recomendada para uso em pessoas entre 18 e 50 anos de idade.
Esta é a sexta vacina recomendada na UE para proteção contra a Covid-19 e irá reforçar as campanhas de vacinação contra a doença no bloco.