Alemanha pretende ser líder mundial em tecnologias quânticas, diz Scholz
O chanceler alemão, Olaf Scholz, prometeu apoiar o desenvolvimento de tecnologias quânticas, dizendo na abertura de um centro de dados da IBM nesta terça-feira que o investimento no setor é crucial para o futuro da maior economia da Europa.
"Nosso objetivo é claro: ser líder global em tecnologias quânticas", disse Scholz, acrescentando que a Alemanha investiu 2 bilhões de euros em tecnologia quântica desde 2020.
"Essa é a base de nosso sucesso econômico e prosperidade", disse, na abertura do Quantum European Data Center da IBM em Ehningen, um investimento de cerca de 290 milhões de euros. O centro permitirá que os usuários da Europa e de outros lugares acessem serviços para pesquisa de computação quântica baseada em nuvem.
Os computadores quânticos podem operar milhões de vezes mais rápido do que os supercomputadores avançados. Até o momento, os Estados Unidos e a China têm liderado a tecnologia.
Outros projetos na Alemanha incluem o desenvolvimento conjunto de processadores quânticos pela Infineon e pela eleQtron GmbH.
Scholz disse que a Alemanha está focada em semicondutores, IA, produtos farmacêuticos e tecnologias biológicas e climáticas.
"Essas são as áreas que precisamos liderar", disse Scholz, acrescentando que é vital que a Europa avance com a produção de semicondutores, apesar de um atraso em um investimento planejado pela fabricante norte-americana de chips Intel na cidade de Magdeburg.