Almirante italiano assume principal posição militar da Otan
Giuseppe Cavo Dragone é o novo presidente do Comitê Militar
O chefe do Estado-Maior da Defesa da Itália, almirante Giuseppe Cavo Dragone, assumiu nesta sexta-feira (17) o cargo de presidente do Comitê Militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a principal posição militar da aliança.
O italiano substitui o almirante holandês Robert Bauer, que estava no comando do comitê há três anos.
"Minha eleição como presidente do Comitê Militar, fortemente apoiada pelo ministro da Defesa, Guido Crosetto, e da qual estou verdadeiramente honrado, mostra a confiança que meus colegas, os chefes do Estado-Maior Conjunto dos países da OTAN, depositaram em mim", declarou Cavo Dragone à ANSA.
Segundo o almirante, assumir o cargo "também é um reconhecimento consolidado da importância da Itália e seu papel fundamental no fórum do Atlântico".
Após o anúncio, Crosetto parabenizou Cavo Dragone e disse ter certeza que ele "saberá interpretar o papel de presidente e contribuir com liderança e visão estratégica para aumentar a capacidade coletiva da Aliança Atlântica para enfrentar desafios globais cada vez mais complexos e promover a paz".
"As suas qualidades profissionais e humanas serão decisivas para combater eficazmente as complexidades atuais e futuras, para traduzir as decisões políticas em atividades estratégico-militares, fundamentais para a segurança e estabilidade internacionais. deterioração de segurança a nível global e enfrentar os desafios presentes em várias frentes, do Leste e do Sul", concluiu o ministro italiano. .