Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina é vítima de imperialismos exploradores, diz Papa

Segundo Francisco, sonho de Bolívar é uma 'profecia'

1 jul 2022 - 10h54
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Primeiro papa latino-americano na história, Francisco afirmou que a região continua sendo vítima de "imperialismos exploradores" e ainda luta por sua soberania.

Papa Francisco durante missa por Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, em dezembro de 2016
Papa Francisco durante missa por Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, em dezembro de 2016
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As declarações foram dadas em entrevista à agência de notícias pública argentina Télam. "A América Latina ainda está nesse caminho lento, de luta, do sonho de San Martín e Bolívar pela unidade da região", disse o pontífice, em referência a José de San Martín e Simón Bolívar, heróis das guerras de independência na América Espanhola.

"[A América Latina] Sempre foi vítima e será vítima, enquanto não terminar de se libertar, dos imperialismos exploradores. Todos os países têm isso. Não quero mencioná-los porque são tão óbvios que todos enxergam", acrescentou o Papa.

De acordo com Francisco, o sonho de San Martín e Bolívar de uma América Latina independente e unida "é uma profecia" que "vai além da ideologia" e que representa o encontro "de todo o povo" da região "com a soberania".

"É para isso que é preciso trabalhar, para alcançar a união latino-americana. Onde cada povo sinta a si mesmo com sua identidade e, ao mesmo tempo, precisando da identidade do outro. Não é fácil", ressaltou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade