Astronauta da ISS fotografa furacão sobre as Bahamas
A Nasa divulgou nesta sexta-feira (2) uma imagem feita do espaço do furacão Joaquín, que estava prestes a atingir as Bahamas. A foto foi capturada pelo astronauta Scott Kelly, que está a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional, em português).
Em seu twitter, o astronauta postou: "Pela manhã clique do furacão #Joaquín da @space_station antes de alcanças as #Bahamas. Espero que todos estejam seguros".
Além de observar o fenômeno a partir da ISS, a Nasa também monitora o progresso do furacão por meio de satélites.
Furacão categoria 4
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos detalhou em seu boletim mais recente desta sexta-feira que o centro do furacão está a cerca de 10 quilômetros ao sul do distrito de Rum Cay e 65 quilômetros ao sul-sudoeste da ilha de San Salvador, ambos nas Bahamas.
O fenômeno meteorológico se desloca lentamente em direção ao norte com uma velocidade de translação de 6 km/h, e seus ventos continuam a atingir zonas do centro e do noroeste do arquipélago.
Segundo um provável padrão de trajetória, Joaquín, um poderoso furacão de categoria 4 na escala de intensidade Saffir-Simpson (de um máximo de cinco) com ventos de até 215 km/h, "começará a se afastar do país caribenho nesta noite e no sábado", apontou o NHC.
Até agora Joaquín causou fortes inundações e o deslocamento de aproximadamente cem pessoas em várias ilhas das Bahamas. É esperado para a partir de sábado "um lento enfraquecimento".
O NHC alertou que as perigosas ressacas associadas ao furacão "começaram a afetar partes do litoral sudeste dos Estados Unidos", por isso aconselha à população que aumente as precauções nas praias.
As instalações do governo das Bahamas, escolas e em geral todos os negócios do território atlântico permanecerão fechados nesta sexta-feira devido à passagem do furacão Joaquín.
Na atual temporada de furacões já foram formadas dez tempestades tropicais: Ana, Bill, Claudette, Danny - transformada no primeiro furacão de maior categoria (3) da temporada -, Erika, Fred - furacão de categoria 1 -, Grace, Henry, Ida e Joaquín, de categoria 4.